Curador da FLIRP 2024, Ricardo Ramos Filho desvenda vida e obra de Ariano Suassuna
Durante a palestra, Filho contou um pouco da história de vida de Suassuna da infância até se tornar um dos ícones da literatura brasileira
Durante a palestra, Filho contou um pouco da história de vida de Suassuna da infância até se tornar um dos ícones da literatura brasileira
Em mais uma ação pré-FLIRP (Feira Literária de Ribeirão Pires), que ocorre nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, palestra foi realizada com o curador da feira literária, Ricardo Ramos Filho, que desvendou um pouco mais da obra de Ariano Suassuna, grande homenageado do evento. A atividade ocorreu nesta terça-feira (06/08), no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro.
Ministrada para os professores da rede municipal da Estância, a procura foi tão grande que a palestra ocorreu em dois horários, o primeiro pela manhã e a segunda conversa na parte da tarde. Ricardo Ramos Filho contou com parceria da coordenadora educacional da rede municipal da Estância, Tatiane Ribeiro.
Durante a palestra, Filho contou um pouco da história de vida de Suassuna pelas ruas de Recife, quando ainda era menino, passando pela sua trajetória nas escolas e faculdades, até se transformar em um dos ícones da literatura brasileira e um dos maiores defensores da cultura nordestina no País.
Em um dos momentos que mais atraiu a atenção do público, o telão do anfiteatro recebeu trechos das aulas-espetáculo, em que o escritor contava histórias engraçadas que viveu e anedotas cuja graça arrancou gargalhadas dos professores que assistiam à palestra.
Desde o início do ano letivo, diversas atividades foram promovidas com estudantes e professores, em que realizou mergulho nas obras e na vida de Ariano Suassuna. Xilogravura, literatura de cordel e o movimento armorial foram alguns dos conteúdos que foram passados dentro e fora das salas de aula, em espécie de preparação para o festival literário.
Tenda
No segundo final de semana do 15º Festival do Chocolate, que ocorre entre os dias 9, 10 e 11 de agosto, no Complexo Ayrton Senna, na Avenida Valdirio Prisco, 193, a Educação de Ribeirão Pires contará com uma tenda que explicará um pouco mais da FLIRP e convidando todos para participar do evento literário. O espaço contará com alguns trabalhos elaborados ao longo do ano e também haverá distribuição de marcadores de livros com artes relacionadas ao mundo de Ariano Suassun