
O primeiro fim de semana de agosto será repleto de atrações culturais, gastronômicas e de lazer nas cidades do Grande ABC. De festivais tradicionais a eventos gratuitos ao ar livre, moradores e visitantes terão diversas opções para aproveitar os dias no sábado e domingo.
A divulgação semanal do calendário de eventos culturais e turísticos da região é uma estratéga do Consórcio Intermunicipal Grande ABC dentro do projeto Vem Viver o ABC, que visa fomentar o desenvolvimento da economia criativa das sete cidades.
Em Santo André, o destaque é a continuidade da 25ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP), que transforma a histórica vila ferroviária em um grande palco de cultura. A programação gratuita reúne shows de diferentes estilos musicais, apresentações de circo, teatro infantil, cortejos, contação de histórias, exibições de cinema, exposição de arte e a tradicional Feira Livre do Vinil. O festival também convida o público a contribuir com a doação voluntária de alimentos não perecíveis ou itens para a Campanha do Agasalho.
Em Mauá, a 38ª Quermesse entra em seu último fim de semana com grandes atrações nacionais. Após reunir milhares de pessoas nas últimas semanas, o evento recebe os shows de Ferrugem, Xande de Pilares e o espetáculo Rodrigo Teaser – Michael Jackson Cover, além de apresentações culturais na Tenda Cultural. A festa mantém seu caráter solidário com arrecadação de alimentos destinados às famílias em situação de vulnerabilidade e conta, pela primeira vez, com uma estrutura completa de acessibilidade.
Já em Diadema, o domingo (2) será marcado por uma edição especial do programa Rua da Gente, realizada em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Diadema (ACE). A programação celebra o Dia do Comerciante com apresentações musicais, atividades esportivas, praça de alimentação, área infantil gratuita e sorteios de brindes. Pela manhã, o tradicional projeto Corre Com a Gente abre as atividades com corrida, seguida de aulas de Fit Dance e Ritbox.
Em Ribeirão Pires, a Vila do Doce recebe o Esquenta para o Festival do Chocolate 2026 by Chocolândia, antecipando o clima da maior festa turística da cidade. Durante todo o fim de semana haverá apresentações musicais gratuitas, além das opções gastronômicas e do comércio local, preparando o público para o festival que começa oficialmente no próximo dia 7 de agosto.
Já em São Caetano, a cidade inicia a expectativa para a 26ª edição do Festival de Dança da Fundação das Artes, um dos mais importantes eventos de formação artística da região, que reunirá espetáculos, oficinas e atividades abertas ao público até o dia 14 de agosto.
Em São Bernardo do Campo, a agenda cultural inclui o Encontro de RPG, marcado para sábado (1º), às 10h, na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato. No domingo (2), o Projeto Qualidade de Vida Taboão promove atividades no Centro Cultural Lázaro Pinto de Azevedo, com aula de yoga às 9h e samba-rock às 10h. A programação da semana também conta com aula de dança cigana na sexta-feira (31), às 9h, no mesmo centro cultura
