ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cultura e Lazer

Empreenda Tur de Ribeirão Pires será referência para o Estado

Secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Lucena aprovou primeira edição do evento e enalteceu potencial da Estância ribeirão-pirense

Gislayne Jacinto
Última atualização: 26/08/2023 10:14
Por Gislayne Jacinto
Publicado 20/08/2023
Compartilhar

Secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Lucena aprovou primeira edição do evento e enalteceu potencial da Estância ribeirão-pirense

lucena e volpi no empreenda tur (1)
Empreenda Tur de Ribeirão Pires será referência para o Estado. Foto: Divulgação

Durante visita ao 1º Empreenda Tur, que ocorreu durante todo o sábado (19), no Complexo Ayrton Senna, em Ribeirão Pires, o secretário de Turismo e Viagens do Governo de São Paulo, Roberto de Lucena, afirmou que pretende reproduzir o formato do que foi elaborado pelo município em outras cidades. O evento foi organizado pela Prefeitura e pela Fenae (Federação dos Empreendedores do Brasil), com apoio do Governo do Estado.

Ao lado do prefeito de Ribeirão Pires, Lucena afirmou que o Empreenda Tur nasce com a missão de fomentar o debate no setor e que Ribeirão Pires é o ponto de partida do evento de turismo em todo o Estado de São Paulo.

“O que vimos aqui hoje é o projeto piloto do Empreenda Tur e esse formato, adotado aqui em Ribeirão Pires, deverá ser reproduzido em outras áreas do Estado de São Paulo. Na região, somente Ribeirão Pires é estância turística, então faz sentido que a cidade seja palco das discussões do empreendedorismo de turismo”, declarou Lucena durante coletiva de imprensa.

O prefeito da cidade, Guto Volpi, enalteceu a parceria com o governo do Estado e afirmou que realizar o lançamento de um programa como este consolida ainda mais a imagem de Ribeirão Pires como polo turístico.

“O turismo é nosso principal fator econômico e que faz gerar trabalho e renda na cidade e na região. Temos uma força turística por aqui, com a rota do Cambuci, em Rio Grande da Serra, Paranapiacaba, em Santo André, o circuito industrial com as cidades de São Bernardo, Diadema e São Caetano. Já aqui em Ribeirão temos o circuito religioso, gastronômico”, afirmou o chefe do Executivo.

O evento destinado ao turismo também mobilizou grande conferência voltada ao debate do setor e contou com palestra magna da jornalista Giuliana Morrone, especialista em turismo sustentável e ESG. “Quero atingir corações e mentes durante minhas palestras. Eu realmente acredito nas questões que envolvem sustentabilidade no setor”, disse a profissional, que viajou de Boa Vista, em Roraima, diretamente para Ribeirão Pires.

Os participantes também tiveram acesso a cursos elaborados pelo Sebrae, assim como rodada de palestras. Os empreendedores puderam conhecer linhas de microcrédito com o Banco do Povo e também com a agência Desenvolve SP.

Quem esteve no evento para pegar algumas dicas com o Sebrae, um dos parceiros que participam do Empreenda Tur, foi o morador de Ribeirão Pires Mário Carlos, 59. Trabalhando atualmente com transporte escolar, o plano de Carlos, junto de sua irmã, é a de montar uma pequena pousada em sua chácara, que fica em Ouro Fino. “Assim que descobri o evento, quis logo visitar para pegar algumas informações com o Sebrae. Acho que eles poderiam me indicar o que fazer para dar início a este projeto”, declarou.

À noite, os visitantes do evento puderam conferir apresentações musicais com: Mathias Ricasso, Rick Barão e Richard & Diego.

Tags:Empreenda Turguto volpiprefeitoribeirão piresturismo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior acidente ônibus na Fernão Dias Ônibus com torcedores do Corinthians capota e deixa 7 sem vida
Próximo artigo residência na Rua Rio Verde, 170, em São Bernardo. Homem tira a vida da namorada em S.Bernardo e avisa pai dela por mensagem

Últimas notícias ABC Paulista

copa do mundo gols
Chuva de gols: Disputa de 3º lugar da Copa 2026 bate recorde
18/07/2026
Copa do Mundo
Chuteira de Ouro da Copa do Mundo: Veja como ficou após os gols de Mbappé
18/07/2026
INGLATERRA
Inglaterra vence França em jogo de 10 gols e fica com o 3º lugar da Copa
18/07/2026
santos
Santos lida com vencimentos atrasados e pode ser processado por dupla de jogadores
18/07/2026
'Mizuno do PCC' morre em confronto com a Rota na Zona Leste de SP
‘Mizuno do PCC’ morre em confronto com a Rota na Zona Leste de SP
18/07/2026

Recomendadas

Cantor Milton Nascimento é internado com pneumonia
BrasilCultura e Lazer

Cantor Milton Nascimento é internado com pneumonia

18/07/2026
Show de Péricles atrai milhares de pessoas na abertura da 38ª Quermesse de Mauá
MauáCultura e Lazer

Show de Péricles atrai milhares de pessoas na abertura da 38ª Quermesse de Mauá

18/07/2026
Morre aos 26 anos Felipe Moda, produtor de Diadema e criador do projeto ‘The Box’
DiademaCultura e Lazer

Morre aos 26 anos Felipe Moda, produtor de Diadema e criador do projeto ‘The Box’

18/07/2026
Fim de semana no ABC terá quermesse com Péricles e Simone Mendes, exposição de carros antigos, Marcha para Jesus e mais
MauáCultura e LazerRibeirão PiresSão Caetano

Fim de semana no ABC terá quermesse com Péricles e Simone Mendes, exposição de carros antigos, Marcha para Jesus e mais

18/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?