ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cultura e Lazer

Patrimônio cultural de Santo André tem nova identificação

Equipamentos ganham totens com informações e imagens históricas, além de QR Code que encaminha para site com detalhes dos imóveis

Gislayne Jacinto
Última atualização: 13/12/2022 21:51
Por Gislayne Jacinto
Publicado 08/12/2022
Compartilhar

Equipamentos ganham totens com informações e imagens históricas, além de QR Code que encaminha para site com detalhes dos imóveis

Equipamentos culturais ganham totens
Equipamentos ganham totens com informações e imagens históricas, além de QR Code que encaminha para site com detalhes dos imóveis. Foto: Divulgação/PSA

Os totens, painéis verticais indicativos que ficam em frente aos imóveis tombados de Santo André, estão com visual novo. Os totens azuis que ficavam na calçada de bens culturais da cidade agora são marrons – mesma cor das placas que indicam atrativos turísticos por todo o Brasil – e estão com informações mais completas.

Até o momento, dez equipamentos tombados contam com os novos totens: Museu Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, Casa do Olhar Luiz Sacilotto, Casa da Palavra Mário Quintana, Paço Municipal, Villa Rosa, Nosso Bar, Mansão Tognato, Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, Casa da Rua Francisco Amaro e Empório Turim, imóvel localizado na Avenida Dom Pedro II com a Rua das Esmeraldas.

Além desses, outros quatro bens culturais estão recebendo totens pela primeira vez: o imóvel que abriga a Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia) Aron Feldman, no Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique; Emeief Therezinha Monteiro de Barros Nosé; Vila Mansueto Cecchi; e Casa Amarela, localizada dentro da Fundação Santo André.

Segundo a gerente de Documentação e Preservação Cultural de Santo André, Mayra Gusman, o tombamento é um ato administrativo que tem como objetivo reconhecer que um bem tem valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental, além de possuir valor afetivo para a população, garantindo, dessa forma, sua preservação para que estas e as próximas gerações tenham conhecimento de como foi o passado. Em Santo André os tombamentos são realizados pelo Comdephapaasa (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André).

“A função dos totens é ajudar as pessoas a reconhecerem estes imóveis que são patrimônios culturais de Santo André, pelos quais elas possivelmente passam diariamente e não sabem como são especiais”, diz Mayra Gusman.

A Casa do Olhar Luiz Sacilotto é um exemplo de patrimônio cultural de Santo André que recebeu o novo totem. Encravada no centro comercial da cidade, na esquina de duas vias de grande movimento (Rua Campos Sales e Rua Bernardino de Campos), está a casa que pertenceu a Olga Guazelli até a década de 1950, e fez parte de um tempo de grande transformação no centro urbano do município.

Toda a história do imóvel está narrada no totem, bem como informações sobre a sociedade na época e o contexto histórico. “Os novos totens possuem três faces, com informações diferentes em cada uma delas. As informações estão muito mais completas e agora há mais imagens antigas, além de continuarem com o QR Code que direciona a pessoa para a página do site CulturAZ”, onde é possível encontrar mais informações sobre o espaço”, acrescenta Mayra Gusman.

Os patrimônios culturais são definidos no artigo 126 da Constituição Brasileira. “Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.

A Secretaria de Cultura de Santo André também finaliza projeto para colocação de placas indicativas em todas as 76 obras de arte e monumentos da cidade também para possibilitar à população o reconhecimento de itens de enorme valor cultural que passam despercebidos no dia a dia.

Totens no Paço
Patrimônio cultural de Santo André tem nova identificação. Foto: Divulgação

Locais identificados com totem em Santo André:

Casa Amarela do Centro Universitário Fundação Santo André
Centro Cívico
Cine Theatro Carlos Gomes
Emeief Professora Therezinha Monteiro de Barros Nosé
Empório Turim (atual restaurante D´Brescia)
I Grupo Escolar de São Bernardo (Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa)
Imóvel na Avenida Queirós dos Santos, 218 (antigo Nosso Bar)
Imóvel na Rua Francisco Amaro, 579
Mansão Tognato (atual laboratório Fleury)
Residência da Família Vezzá – Villa Rosa
Residência de Olga Guazelli (Casa do Olhar Luiz Sacilotto)
Residência de Paulina Isabel de Queiroz (Casa da Palavra Mário Quintana)
Sede do Haras Jaçatuba (atual Emia Aron Feldman)
Vila Mansueto Cecchi

- Públicidade -
Tags:identificaçãopatrimônio culturalsanto andrétotens

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior pistolas de eletrochoque S.Caetano investe na aquisição de pistolas de eletrochoque para a GCM
Próximo artigo Canário-da-terra 'visita' câmera Canário-da-terra ‘visita’ câmera da Ecovias na Imigrantes; Veja vídeo
- Públicidade -
- Públicidade -

Últimas notícias

Fundo Social entrega kits de brinquedos a crianças internadas no HU de São Bernardo
Fundo Social entrega kits de brinquedos a crianças internadas no HU de São Bernardo
27/12/2025
Criança desaparecida é encontrada e está com a família em Ribeirão Pires
Criança desaparecida é encontrada e está com a família em Ribeirão Pires
27/12/2025
Idosa morre após ser atropelada por viatura da GCM durante perseguição em São Bernardo
Ocorrência com viatura da GCM durante perseguição resulta em óbito de idosa e deixa guardas feridos
27/12/2025
Cachorro é abandonado por motorista em São Caetano e moradores denunciam. Foto: Reprodução/Video-TV São Bernardo
Cachorro é abandonado por motorista em São Caetano e moradores denunciam
26/12/2025
Forças de segurança atuam de forma integrada nas buscas por criança desaparecida em Ribeirão Pires
Forças de segurança atuam de forma integrada nas buscas por criança desaparecida em Ribeirão Pires
26/12/2025

Recomendadas

Operação da GCM de Santo André apreende 9 motos, 2 carros  e aplica 14 multas
Santo AndréCidades

Operação da GCM de Santo André apreende 9 motos, 2 carros  e aplica 14 multas

26/12/2025
Onda de calor atrai centenas de crianças à fonte interativa do Paço em São Bernardo
São BernardoCultura e Lazer

Onda de calor atrai centenas de crianças à fonte interativa do Paço em São Bernardo

26/12/2025
Luto no Natal: Morre Dona Anita, mãe do cantor sertanejo Bruno, aos 81 anos
Cultura e Lazer

Luto no Natal: Morre Dona Anita, mãe do cantor sertanejo Bruno, aos 81 anos

25/12/2025
"O senhor traz minha mãe de volta?": O pedido impossível que marcou a trajetória do Papai Noel William Roberto Campos
MauáCultura e Lazer

“O senhor traz minha mãe de volta?”: O pedido impossível que marcou a trajetória do Papai Noel

25/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?