26 de novembro de 2021

Cultura de S.Bernardo retoma atividades com gibiteca e exposição de foto

Mais visitadas

Gibiteca Municipal Eugênio Colonnese ganha casa nova na Biblioteca Malba Tahan, no Rudge Ramos, enquanto o Crec Paulicéia recebe a Mostra de Fotografia com projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc

Gibiteca Municipal Eugênio Colonnese ganha casa nova na Biblioteca Malba Tahan, no Rudge Ramos. Foto: Divulgação/PSBC

Com o avanço da vacinação e a redução do nível de contaminação pelo Coronavírus, São Bernardo tem retomado as atividades culturais. Nesta sexta-feira (27/08), será a vez da reabertura da Gibiteca Municipal Eugênio Colonnese, que ganha casa nova na Biblioteca Malba Tahan (Rua Helena Jacquey, 208, Rudge Ramos), a partir das 10h. Já o Crec Paulicéia (Rua Francisco Alves, 460) recebe a Mostra de Fotografia com projetos contemplados pela Lei Federal Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020), às 16h.

Fundada em 1999, a Gibiteca Municipal Eugênio Colonnese será reaberta com o bate-papo com o quadrinista André Bazzios, autor de “Tuhú e o Andarilho do Tempo”. Para participar é preciso reservar a vaga em: https://forms.gle/d8ze8XAn9aLbD1D79. O funcionamento da gibiteca é de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

TEMPLO DA HQ – Fundada em 1999, a Gibiteca Municipal recebeu o nome de Eugênio Colonnese para homenagear o cartunista, roteirista e editor de HQs ítalo-brasileiro radicado na região do Grande ABC e pai de “Mirza, a mulher vampiro”. O espaço conta com acervo de cerca de 15 mil exemplares, entre HQs, material teórico sobre a Arte da História em Quadrinhos, mangás, livros de RPG, entre outros.

É um dos poucos espaços que possui acervo circulante na região, disponível para empréstimo. Nas prateleiras, é possível encontrar desde os personagens da Turma da Mônica, as aventuras da Marvel e DC Comics, universo Disney, a coleção completa do “Conan, o Bárbaro”, e os mangás “Naruto”, “O Lobo Solitário”, “Ga-Rei”, “Hellsing” e “Ajin”.

Os mestres brasileiros das HQ’s também estão presentes como Laerte, Angeli, Glauco, Fábio Moon, Gabriel Bá, e Will Eisner, bem como outros grandes nomes das graphics novels, como Art Spiegelman (Maus) e Marjane Satrapi (Persépolis).

Também há um acervo de referência em HQ na Biblioteca Monteiro Lobato (Rua Dr. Flaquer, 26 – Centro) com cerca de 7 mil exemplares. Os materiais teóricos e exemplares raros, como os primeiros livros do Maurício de Souza, de 1967, gibis da Disney, de 1957, e publicações mais recentes que estão fora de circulação. Todo o material está à disposição do público, apenas para consulta.

EXPOSIÇÃO LEI ALDIR BLANC – O Crec Paulicéia recebe, também nesta sexta-feira (27/08), a partir das 16h, a Mostra de Artes – Fotografia (colorida e monocromática). Ao todo, estarão em exposição 24 fotografias coloridas e 22 monocromáticas (preto e branco).

Entre os destaques estão as obras da publicitária e fotógrafa Rosana Rossi, 54 anos, primeira colocada no edital Mostra de Artes – Fotografia (colorida e monocromática). Moradora da Vila Gonçalves, Rosana foi premiada com as obras “Visão do artista” (colorida) e “Paço sob a ótica cubista (monocromática)”. O tema do edital era “Arte em toda parte”, sendo realizada por fotógrafos iniciantes ou profissionais, desde artistas visuais e coletivos residentes na cidade.

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações