VOLTAR
  • Cidades
  • São Bernardo

Criminoso que fingia ser policial civil para extorquir comerciantes é preso em S.Bernardo

Homem se passava por policial civil para praticar extorsão contra comerciantes da região do ABCD

  • Gustavo Francisco Montijo da Silva, de 29 anos, que se passava por policial civil para praticar extorsão contra comerciantes da região.
    Foto: Reprodução
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 06/11/2024
  • Compartilhar:

Homem se passava por policial civil para praticar extorsão contra comerciantes da região do ABCD

falso policial

Gustavo Francisco Montijo da Silva, de 29 anos, que se passava por policial civil para praticar extorsão contra comerciantes da região. Foto: Reprodução

A PM prendeu em São Bernardo, na noite de terça-feira (05/11), Gustavo Francisco Montijo da Silva, de 29 anos, que se passava por policial civil para praticar extorsão contra comerciantes da região. O criminoso foi detido enquanto dirigia um veículo roubado no Estado do Rio de Janeiro em de 17 de setembro de 2023. O carro estava com placas clonadas de um automóvel de mesmo modelo e cor.

O alerta à PM paulista sobre o criminoso tinha sido feito pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Segundo o Boletim de Ocorrência, por volta das 19h, policiais da Força Tática do 6º Batalhão localizaram o veículo no bairro Planalto, perto do Km 19 da Rodovia Anchieta.

O homem tentou fugir ao perceber a viatura da Polícia Militar. Ele tentou  entrar em um estacionamento de uma igreja evangélica, porém foi capturado.

Na vistoria no carro, os agentes localizaram cinco munições de fuzil calibre 5.56 e um distintivo falso da Polícia Civil. A identificação do chassi confirmou que o veículo era dublê e havia sido roubado.

Perfil do criminoso

Quando a Polícia consultou os antecedentes de Gustavo, detectou ele era procurado pela Justiça e tem extensa ficha criminal, com antecedentes por violência doméstica, estupr0, estelionato, furto, roubo, ameaça, dano ao patrimônio, lesão corporal, receptação e adulteração de sinal de veículo.

Gustavo ostentava na internet fotos com distintivo da Polícia Civil e simulacros, muitas vezes posando em frente a Distritos Policiais e banners da polícia, o que contribuía para a farsa dele de se passar por policial para extorquir comerciantes.

Ele chegava até a usar falsa identidade de policial,  um distintivo cenográfico, possuindo inscrição de “police officer “.

Segundo o BO, o carro, o distintivo e as munições foram apreendidos e o indiciado recolhido ao cárcere e colocado à disposição da Justiça.