VOLTAR
  • Variedades

Crianças se tornam cientistas mirins no Planetário de Santo André

Diplomas de curso de astronomia foram entregues a alunos do ensino fundamental

  • Cientistas mirins receberam diplomas nesta terça-feira, após realização de curso no Planetário de Santo André. Foto Divulgação/PSA-Alex Cavanha
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 30/01/2019
  • Compartilhar:

 Diplomas de curso de astronomia foram entregues a alunos do ensino fundamental

 

cientistas mirins

Apresentar os princípios e a história da astronomia estimulando jovens astrônomos amadores tem sido o objetivo do Planetário. Foto Divulgação/PSA-Alex Cavanha

 

Apresentar os princípios e a história da astronomia estimulando jovens astrônomos amadores tem sido o objetivo do Planetário e Cinedome de Santo André Johannes Kepler e o Núcleo de Observação do Céu (NOC), que promoveram em janeiro o curso Cientista Mirim, voltado para crianças do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental. Na tarde desta terça-feira (29/01), os alunos receberam os diplomas e celebraram a conclusão do curso, que beneficiou 50 estudantes.

Fernanda Rasmussen Silva, de 11 anos, participou com o irmão Artur, de 10 anos, das aulas ministradas durante as terças-feiras de janeiro. “Além das novas amizades que fizemos, este foi nosso principal assunto em casa, durante as férias. Adoramos estudar mais sobre a astronomia e até compramos livros e assistimos filmes para aprender mais. Com certeza vai ajudar na nossa formação”, afirmou a aluna.

A grade do curso teve como conteúdo a história da astronomia; movimento aparente do Sol; pontos cardeais; instrumentos de observação celeste; apresentação de software de orientação celeste (Stellarium); reconhecimento do céu e exploração do céu noturno sem poluição luminosa.

Ryan Nogueira, de 9 anos, demonstrou saber o conteúdo na ponta da língua. “Me identifiquei bastante com a matéria e sempre que posso vou treinando o que aprendi. Até penso em seguir como profissão, porque tudo é muito mágico e surpreendente”, destacou.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Planetário, Rachel Zuchi Faria, a intenção é ampliar a atividade para um curso com duração de três meses, atendendo também crianças do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. “Desde o início, quando abrimos as vagas, elas foram rapidamente preenchidas. Durante as aulas também contamos com a presença garantida de todos os alunos. Neste curso, ministrado sempre às terças-feiras deste mês de janeiro, mostraram interesse no conteúdo e comprometimento. Mais que merecido receberem seus certificados”.

Mais informações sobre a programação do Planetário e da Sabina podem ser acessadas no site http://sabina.santoandre.sp.gov.br/index.php.

cientistas mirins

Cientistas mirins receberam diplomas nesta terça-feira, após realização de curso no Planetário de Santo André. Foto Divulgação/PSA-Alex Cavanha