VOLTAR
  • Política

CPI da Enel avança na Alesp com aprovação de convite a diretor da multinacional

Para o presidente do colegiado, Thiago Auricchio a oitiva de Vincenzo Ruotolo será fundamental para compreender o que a Enel tem feito para reparar  problemas   Na reunião desta terça (26/09), a CPI da Enel aprovou convite a Vincenzo Ruotolo, responsável pela área de Infraestrutura e Redes da distribuidora de energia elétrica que atua em 24 […]

  • CPI da Enel avança na Alesp com aprovação de convite a diretor da multinacional.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 27/09/2023
  • Compartilhar:

Para o presidente do colegiado, Thiago Auricchio a oitiva de Vincenzo Ruotolo será fundamental para compreender o que a Enel tem feito para reparar  problemas  

CPI da Enel

CPI da Enel avança na Alesp com aprovação de convite a diretor da multinacional. Foto: Divulgação

Na reunião desta terça (26/09), a CPI da Enel aprovou convite a Vincenzo Ruotolo, responsável pela área de Infraestrutura e Redes da distribuidora de energia elétrica que atua em 24 municípios paulistas. É o primeiro requerimento da CPI endereçado diretamente a um integrante da multinacional.

A solicitação partiu do deputado estadual Thiago Auricchio (PL), presidente do colegiado. A Comissão investiga possíveis irregularidades e práticas abusivas cometidas pela Enel na prestação de serviços de fornecimento de energia elétrica na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

De acordo com Auricchio, a oitiva de Ruotolo “será fundamental para compreender o investimento e o serviço que a Enel tem feito visando reparar os inúmeros problemas levantados pela CPI até o momento”.

Na mesma reunião, a CPI aprovou mais sete requerimentos, como o do deputado Carlos Cesar (PL) que encaminha questionários a entidades de classe sobre as consequências da interrupção no fornecimento da energia elétrica pela Enel.

Como adendo ao ofício do parlamentar do PL, a relatora da Comissão, deputada Carla Morando (PSDB), sugeriu que a Associação Paulista de Supermercados (APAS) seja incluída na lista.

A pedido de Carla Morando, a CPI vai consultar a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e associações comerciais e industriais da RMSP sobre a qualidade dos serviços prestados pela Enel.

Missão em Brasília

Nesta quarta (27/09), deputados da CPI da Enel foram a Brasília. A agenda inclui visita à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para debater a fiscalização da autarquia federal no tocante ao contrato com a distribuidora em São Paulo. A Aneel é o órgão regulador do setor elétrico brasileiro.

Durante a reunião do colegiado, inclusive, foi aprovado o requerimento, protocolado por Auricchio e Carla Morando, com 20 perguntas dirigidas ao diretor-geral da Aneel, Sandoval de Araújo Feitosa Neto.

No roteiro da missão institucional, também está previsto um encontro dos deputados paulistas com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.