VOLTAR
  • Política

Corregedoria da GCM de S.Caetano apura agressão e uso de gás na Câmara

Secretária da Segurança diz que já houve determinação para instauração de procedimento para apuração de comportamento de guardas

  • Comportamento de guardas será apurado pela Corregedoria da GCM.
    Foto: Gislayne Jacinto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 27/06/2018
  • Compartilhar:

Secretária da Segurança diz que já houve determinação para instauração de procedimento para apuração de comportamento de guardas

Comportamento de guardas será apurado pela Corregedoria da GCM. Foto: Gislayne Jacinto

A secretária de Segurança de São Caetano, Elaine Biazolli, informou que a Corregedoria da GCM (Guarda Civil Municipal) já instaurou procedimentos administrativos para apurar fatos ocorridos durante a sessão da Câmara desta terça-feira (26/06) e que rejeitou por 13 votos a 5 projeto de iniciativa popular para a extinção da taxa do lixo.

Houve confusão e os GCMs usaram gás de pimenta para impedir a entrada de moradores no auditório do plenário. Também houve agressão a jornalista Gislayne Jacinto, do ABCD Jornal. Um guarda de nome Carmo, além de ter virado o braço da repórter, ainda queria confiscar seu celular durante filmagem que fazia durante a cobertura jornalística do tumulto.

O guarda só não concretizou o queria, porque moradores a puxaram novamente para o plenário. Mesmo assim, o GCM foi novamente até a jornalista para intimidá-la e falar que ia pegar seu celular como prova.

Estamos instaurando e determinando os trâmites legais para a apuração dos fatos”, afirmou a secretária de Segurança.

A repercussão do episódio foi muito negativa para a corporação. Foram diversas críticas de moradores feitas nas redes sociais.

Barrados

Além de moradores, três ex-vereadores de São Caetano foram impedidos de entrar na Câmara para acompanhar a sessão: Jorge Salgado (PTB), Roberto do Proerd (MDB) e Fábio Palacio. Esse último afirmou que considerou absurdo o fato de a Câmara barrar pessoas para acompanhar os trabalhos legislativos. Fábio afirmou que durante o processo eleitoral de 2016, quando disputou como candidato a prefeito, defendeu a extinção da taxa do lixo. “A cidade consegue ficar sem essa cobrança. É só enxugar gastos desnecessários na Prefeitura”, concluiu Palacio.