VOLTAR
  • Cidades

Coronavírus: S.Caetano passa a testar em massa outros segmentos

Taxistas, motoristas de aplicativos e pessoas ligadas ao ramo da beleza e da estética podem procurar o drive thru da Prefeitura a partir de segunda-feira

  • Taxistas, motoristas de aplicativos e pessoas ligadas ao ramo da beleza e da estética podem procurar o drive thru da Prefeitura a partir de segunda-feira.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 30/04/2020
  • Compartilhar:

Taxistas, motoristas de aplicativos e pessoas ligadas ao ramo da beleza e da estética podem procurar o drive thru da Prefeitura a partir de segunda-feira

Taxistas, motoristas de aplicativos e pessoas ligadas ao ramo da beleza e da estética podem procurar o drive thru da Prefeitura a partir de segunda-feira. Foto: Divulgação/PSCS

 

A Prefeitura de São Caetano prorrogou para até 9 de maio a testagem em massa de comerciantes e comerciários do município. Desde o dia 25 de abril, foram testados 3.490 trabalhadores, com 73 resultados positivos para o coronavírus. A meta é testar pelo menos 10 mil pessoas, criando um mapeamento para que o setor retome as atividades em segurança, caso o governo do Estado decida pela reabertura de alguns segmentos após 10 de maio, data prevista para o término da atual etapa da quarentena em São Paulo.

A testagem ocorrerá normalmente nesta sexta-feira, feriado de 1º de maio, com pausa no fim de semana. Retornará segunda-feira (4/5), incluindo, a partir desta data, os segmentos de Beleza e Estética, taxistas e motoristas de aplicativos. Sempre das 8h às 16h, no Drive Thru da Testagem Rápida Contra a Covid-19, montado na Garagem Municipal (Avenida Presidente Kennedy, 2.100, Bairro Olímpico).

O anúncio da prorrogação foi feito pelo prefeito José Auricchio Júnior em live nas redes sociais, que também teve a participação da secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone. “A testagem em massa e o isolamento social são os pilares do combate ao coronavírus. Ampliando ambos teremos um melhor controle da pandemia na nossa cidade”, frisou o chefe do Executivo, ao reforçar o apelo para que as pessoas fiquem em casa.

Os testes são realizados com a pessoa dentro do carro (recomenda-se no máximo duas pessoas por veículo), com a coleta de uma gota de sangue do dedo. O resultado sai em poucos minutos. No local também há serviço de aferição de temperatura, além da distribuição de álcool gel e máscaras.

Comerciantes e comerciários devem apresentar documento pessoal e documentação que comprove atuação no comércio da cidade (cópia do Contrato Social, Cartão CNPJ, Carteira de Trabalho, holerite ou crachá funcional).

Proprietários e funcionários de estabelecimentos de Beleza e Estética deverão comprovar atuação no ramo por meio do Cartão CNPJ e Contrato Social, MEI ou Carteira Profissional. Taxistas deverão apresentar a licença municipal. E, os motoristas de aplicativos, o cadastro na empresa mais o Cartão São Caetano ou o comprovante de endereço.

Profissionais de Saúde, agentes de Segurança, assistentes sociais, funcionários de cemitérios e fiscais da Prefeitura também estão sendo testados em virtude da exposição de suas funções.

TESTE RÁPIDO

Diferentemente do PCR, exame molecular e mais adequado para as pessoas com sintomas, o teste rápido mostra se o paciente já adquiriu anticorpos para o coronavírus. O resultado positivo indica que ele já teve a infecção, mesmo que não tenha apresentado sintomas, e o seu organismo já criou a defesa contra o vírus.

Os resultados positivos são representados pelas letras IgM (que indica uma infecção mais recente, mas de, ao menos, 4 dias) e IgG (a partir do 13º dia da infecção).

PCR

Para moradores com sintomas, a Prefeitura de São Caetano, em parceria com a USCS, criou o Programa de Testagem Domiciliar. Nele, a pessoa se registra no site coronasaocaetano.org ou no Disque Coronavírus (0800 774 4002) e, após avaliação de um estudante de Medicina, poderá receber em casa o kit para realizar a auto coleta para o exame PCR. O material coletado (secreções das narinas e da garganta) é encaminhado para análise no Instituto de Medicina Tropical da USP, e o resultado fica pronto em até 48 horas.

Neste caso, o resultado positivo indica doença ativa, e a evolução do quadro de saúde do morador é monitorada a distância e inclusive, presencialmente, quando necessário. O paciente é orientado para que não saia de casa, mesmo que se sinta bem, para evitar o risco de transmissão do vírus a outras pessoas.