VOLTAR
  • Cidades

Coronavírus chega ao Brasil: São Paulo tem primeiro caso confirmado

Paciente tem 61 anos e tinha viajado a trabalho para a Itália, onde foram registrados vários casos da doença

  • Município de Diadema registra 364 suspeitos de coronavírus.
    Foto: Reprodução/Warley de Andrade-TV-Brasil
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 26/02/2020
  • Compartilhar:

Paciente tem 61 anos e tinha viajado a trabalho para a Itália, onde foram registrados vários casos da doença

 

Brasil já tinha feito exames em brasileiros vindos da China e que ficaram em quarentena na Base Aérea de Anápolis; o coronavírus foi descartados. Foto: Reprodução/Warley de Andrade-TV-Brasil

 

O Coronavírus chegou ao Brasil. Um exame de contraprova feito pelo Instituto Adolfo Lutz confirmou que um homem de 61 anos está com a doença após ter viajado a trabalho e sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro. O paciente está com febre, tosse seca, dor de garganta e coriza. O paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão.

O exame de contraprova confirmou o primeiro teste dado positivo e feito pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e foi submetido ao teste de contraprova no Instituto Adolfo Lutz, cujo resultado foi anunciado nesta quarta (26/02) pelo Ministério da Saúde, durante entrevista coletiva.

Após esse resultado, o Brasil passa a ser o primeiro país da América Latina com um caso confirmado do novo vírus que já matou 2.708 pessoas no mundo.

“O paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias”, informou o Albert Einstein por meio de nota. O paciente está em casa junto com a família.

De acordo com o Ministério da Saúde, após retornar da Itália, o homem recebeu para uma confraternização 30 familiares, que agora serão monitorados. As pessoas que estavam com o brasileiro no mesmo voo de retorno da Itália para o Brasil também serão contatados.