Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

Contribuição voluntária no IPTU ajudará animais abandonados em Sto.André

Arrecadação será revertida em ações contra o abandono de cachorros e gatos, guarda responsável e saúde dos animais domésticos e silvestres

Gislayne Jacinto
Última atualização: 03/01/2020 21:24
Por Gislayne Jacinto
Publicado 03/01/2020
Compartilhar

Arrecadação será revertida em ações contra o abandono de cachorros e gatos, guarda responsável e saúde dos animais domésticos e silvestres

 

Arrecadação vinda do IPTU será revertida em ações contra o abandono de cachorros e gatos, guarda responsável e saúde dos animais domésticos e silvestres. Foto: Divulgação/PSA

Santo André, 3 de janeiro de 2020 – Munícipes de Santo André têm agora uma nova opção para contribuir com a causa animal e ajudar os pets. A Prefeitura de Santo André inovou e no boleto do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2020 haverá um código de barras no valor de R$ 15 cujo pagamento é voluntário e o montante arrecadado será destinado diretamente ao Fundo Municipal de Proteção dos Animais.

Esse gesto de amor ajudará em ações contra o abandono de cachorros e gatos, guarda responsável e saúde dos animais domésticos e silvestres. A contribuição voluntária é simples e fácil de fazer. Junto com o IPTU haverá um código de barras próprio destinado à causa animal e o pagamento pode ser feito preferencialmente até o dia 21 de janeiro.

“No sistema da Prefeitura a data de vencimento é o último dia útil de 2020, mas caso o contribuinte opte em ajudar efetuando a contribuição voluntária até o dia 21 de janeiro, já a partir de fevereiro podemos colocar algumas ações em prática”, explica José Henrique Mioto, diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, setor ligado à Secretaria de Meio Ambiente de Santo André.

Outro ponto a destacar no projeto da contribuição voluntária é a transparência. “Todas as ações advindas da arrecadação desta contribuição serão amplamente divulgadas, com total transparência como forma de prestar contas a todos que fizeram o pagamento”, informou o secretário de Meio Ambiente de Santo André, Fabio Picarelli.

Criado por lei em 2016, mas só regularizado agora pela atual gestão, o Fundo Municipal de Proteção dos Animais permite doações, auxílios, contribuições, subvenções e transferências de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado, de entidades e organismos de cooperação nacionais e internacionais, de organizações governamentais e não governamentais, entre outros, para iniciativas em prol do bem-estar animal.

Fundo Social

Além de colaborar com a causa animal, os moradores de Santo André também terão a opção de contribuir com as ações realizadas pelo Fundo Social de Solidariedade. O carnê do IPTU 2020 conta com um boleto de R$ 15, com o objetivo de auxiliar projetos de entidades assistenciais do município, ajudando quem mais precisa.

O contribuinte pode escolher fazer as duas doações, contribuindo tanto para a causa animal, quanto para o Fundo Social de Solidariedade, ou se preferir, fazer o pagamento de apenas um dos boletos.

Novo formato e sem aumento

O IPTU de Santo André ganhou novo formato neste ano. A Prefeitura substituiu o tradicional carnê por uma correspondência no formato de boleto, mas que conta com códigos de barras para todas as opções de formas de pagamento disponíveis, já conhecidas pela população.

O imposto não teve aumento e passou apenas por reposição inflacionária de 2,54%, referente ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do período de outubro de 2018 a novembro de 2019.

O boleto que está sendo enviado à população traz as opções de pagamento à vista (com 10% de desconto), em duas vezes (com 5% de desconto), ou em dez vezes, sem desconto. Os códigos de barras podem ser separados uns dos outros caso o contribuinte assim preferir.

As datas de vencimento continuam as mesmas do imposto cobrado neste ano. Para uso industrial e terrenos, o prazo final para pagamento é dia 15 de janeiro. Para uso residencial, comercial, escritórios, misto, apartamentos e garagem, o prazo é até 21 de janeiro.

Para aposentados, pensionistas ou maiores de 65 anos com beneficio de desconto já reconhecido pela Prefeitura, o prazo final para pagamento é 17 de fevereiro.

Tags:abandonadosanimaiboletocachorrosgatosIPTUpetsprefeiturasanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Faculdade da Terceira Idade de S.Bernardo abre inscrições nesta segunda
Próximo artigo Viatura da GCM capota em Santo André e deixa três feridos
- Publicidade -

Últimas notícias

Polícia Militar Captura 8 Procurados da Justiça na região do ABCD
Polícia Militar captura 8 procurados da Justiça na região do ABCD
10/11/2025
Simone e Simaria cantam juntas 3 anos após o fim da dupla sertaneja
Simone e Simaria cantam juntas 3 anos após o fim da dupla sertaneja
10/11/2025
Em São Bernardo, GCM detém 5 pessoas durante nova etapa da Operação Bairro Mais Seguro
Em São Bernardo, GCM detém 5 pessoas durante nova etapa da Operação Bairro Mais Seguro
10/11/2025
Cake Fest Mauá. idealizado por Dudu Oliveira, completa 10 edições e vira referência nacional na confeitaria solidária
Cake Fest Mauá completa 10 edições e vira referência nacional na confeitaria solidária
10/11/2025
Três jovens morrem em acidente na Imigrantes.
Conheça quem são as jovens que morreram na Imigrantes
10/11/2025

Recomendadas

Vítima reconhece suspeito de 40 anos pelas roupas; ele procurou atendimento em UPA Bangu após ser ferido.
Santo AndréCidades

Homem baleado em suposto assalto é preso por roubo de moto em Santo André

10/11/2025
Baú das Artes conclui ciclo no ABC e celebra aprendizado coletivo
Santo AndréCidadesMauá

Baú das Artes conclui ciclo no ABC e celebra aprendizado coletivo

10/11/2025
GCM de São Caetano localiza idoso desaparecido e promove reencontro com a família
São CaetanoCidades

GCM de São Caetano localiza idoso desaparecido e promove reencontro com a família

10/11/2025
GCM de São Caetano captura procurado pela Justiça por abuso de menor com auxílio do Smart Sanca
São CaetanoCidades

Com auxílio do Smart Sanca, GCM de São Caetano captura procurado por abuso contra menor

10/11/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?