Consórcio Intermunicipal formaliza retorno de São Bernardo
Eleição para a escolha do presidente será no dia 28 de janeiro e o cotado para liderar a entidade é Marcelo Lima
Eleição para a escolha do presidente será no dia 28 de janeiro e o cotado para liderar a entidade é Marcelo Lima
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou na manhã desta terça-feira (14/1) a primeira assembleia geral de prefeitos da nova gestão dos municípios para o mandato 2025/2028. Na reunião, foi oficializado, por unanimidade, o retorno de São Bernardo do Campo ao quadro da entidade regional. A eleição para a escolha do presidente será no dia 28 de janeiro e o cotado para liderar a entidade é Marcelo Lima
Segundo o presidente da entidade, Taka Yamauchi, a dívida da cidade com o Consórcio (R$ 20 milhões) deve ser parcelada. Ele comemorou o retorno da cidade e disse que a instituição fica fortalecida.
Marcelo Lima afirmou que cumpre mais uma promessa de campanha que é o retorno da cidade ao Consórcio composto por seis das sete prefeituras. “A gente está feliz de integrar a cidade no Consórcio, para que a gente possa discutir a região, saia do blá blá blá e coloque em prática resultados. Os prefeitos estão muito unidos “, afirmou Marcelo.
Os seis prefeitos também querem o retorno de São Caetano e já iniciaram diálogo com o prefeito Tite Campanella.
Marcelo Lima destacou a posição dos colegas prefeitos de “falar a mesma língua”, dentro da proposta de ampliar o protagonismo regional. “Momento é de unidade com objetivo comum de termos um Grande ABC forte, representativo. Hoje selamos o casamento. Vamos discutir a regionalidade, sem vaidade ou ego. Não dá para falar de São Bernardo sem passar por Santo André, Diadema ou São Caetano. Às vezes, a divisa é apenas um córrego ou calçada. O Consórcio é pioneiro no Brasil no debate de políticas públicas integradas entre as cidades. Com o ABC reforçado, quem ganha é a população.”
Na prática, São Bernardo poderá discutir, regionalmente, a captação de investimentos para projetos e programas, entre eles ligados às áreas de saneamento, destinação de resíduos sólidos, habitação e enchentes. Atualmente, o Consórcio é um órgão público, o que permite a celebração de convênio diretos com outros entes federativos.
Entre as propostas do colegiado está justamente fortalecer a interlocução com os governos estadual e federal por mais melhorias ao Grande ABC. Em visita a São Bernardo na semana passada, o governador de São Paulo em exercício, Felicio Ramuth, externou apoio a Marcelo Lima na volta ao Consórcio, propondo uma reunião do colegiado em breve com o governador Tarcísio de Freitas. A assembleia pautou também o último balanço financeiro da entidade.
Dirigente interino da entidade, Taka Yamauchi, que assumiu o posto para passagem do bastão, parabenizou a decisão de Marcelo Lima pelo retorno ao Consórcio, mediante conceito latente de reforçar a pujança regional. “Decisão traz um protagonismo às sete cidades. A entidade tem importância no contexto geral, no âmbito do Estado. Esse regresso de São Bernardo garante ainda mais esperança, até pela vontade de fazer diferente.”
Ver essa foto no Instagram