
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou na tarde desta segunda-feira (10/2) reunião com a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, em um diálogo para aproximar os municípios do Governo do Estado em ações de combate às enchentes.
A entidade regional foi representada pelo presidente do Consórcio ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, pelo chefe do Executivo de Santo André, Gilvan Júnior; o vice-prefeito de Mauá, João Veríssimo, o Juiz João; e por integrantes da área das demais prefeituras.
A agenda serviu para apresentar as demandas da região na área. Durante o encontro, a secretária estadual colocou a equipe técnica da pasta à disposição para tentar destravar ações antienchente.
Natália também elogiou as ações já realizadas pelo Consórcio ABC, como o Plano Regional de Macro e Micro Drenagem, elaborado em 2016 e que será atualizado com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) com foco em um novo panorama da área.
“Foi um grande diálogo com o Estado, que abriu as portas para as sete cidades e reafirma a importância do Consórcio ABC não só no discurso, mas na prática”, afirmou o presidente da entidade regional, Marcelo Lima.
O prefeito de Santo André, Gilvan Júnior, também destacou a aproximação da região com o Governo do Estado. “Essa reunião mostra a importância do Consórcio ABC, porque nessa área drenagem não dá para pensar isoladamente, precisamos planejar projetos que tenham impacto regional”, complementou.
Outros temas
A reunião também serviu para um debate sobre gestão de resíduos sólidos e possíveis projetos estaduais para a área. O presidente do Consórcio ABC ainda aproveitou a agenda para solicitar uma reunião com o Estado sobre mobilidade urbana na sede da entidade regional, em especial para falar sobre o projeto da linha 20-Rosa do Metrô, que teve o projeto básico assinado na semana passada.
Durante a reunião, o prefeito Marcelo Lima destacou o papel do Consórcio Intermunicipal na elaboração de um plano regional de macro e microdrenagem, que está sendo atualizado para atender todas as cidades que compõem o colegiado. Segundo o chefe do Executivo municipal, a articulação entre os municípios e o Estado é essencial para garantir investimentos estratégicos e executar obras estruturantes que resolvam definitivamente os problemas enfrentados na região.
“Nós estamos elaborando em conjunto um plano regional que contempla todas as cidades do Consórcio. Não podemos pensar apenas em obras pontuais para solucionar a questão da drenagem. Precisamos de um planejamento amplo e integrado para que esse problema seja resolvido de forma definitiva”, sustentou o prefeito Marcelo Lima. O novo plano de drenagem, que está sendo finalizado em parceria com os municípios do Grande ABC, será apresentado ainda em fevereiro e servirá como base para a captação de novos investimentos estaduais.
Além disso, a reunião abordou a necessidade de grandes intervenções do governo estadual, como a construção do Piscinão do Jaboticabal, o maior da América Latina, com capacidade para armazenar 900 mil metros cúbicos de água. A obra, que está prevista para ser concluída em dezembro deste ano, beneficiará diretamente 1,5 milhão de pessoas na região.
DIANTEIRA
São Bernardo oficializou seu retorno ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC no último dia 14 de janeiro, durante a primeira assembleia geral de prefeitos para o mandato de 2025/2028. A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, frisou sobre o significado de grupos de trabalho como o Consórcio para acelerar projetos estratégicos e viabilizar investimentos estaduais. “Acredito muito na visão de Consórcio e regionalização. Precisamos trabalhar de forma agregada para que as obras beneficiem o maior número de pessoas possível. O Estado quer estar junto aos grandes grupos de cidades para termos um olhar regional macro”, afirmou.
Presidente da entidade regional, Marcelo Lima comemorou os avanços na parceria entre as cidades e o governo do Estado. “Hoje conseguimos presenciar mais uma vez que o Consórcio é fundamental para fortalecer a nossa região. Nós temos um grande diálogo entre o Estado e as sete cidades do ABC, assim podemos antecipar e receber recursos fundamentais para solucionar a questão da drenagem em nossa região”, destacou.
GESTÃO
Além das ações de drenagem, a reunião também abordou a gestão sustentável de resíduos sólidos, tema tratado como prioridade pelo governo do Estado. Por meio do Programa Integra Resíduos, o Estado busca garantir um descarte ambientalmente adequado, alinhado às necessidades regionais e locais.
O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC apresentou propostas para a criação de um Plano Regional de Gestão Integral de Resíduos, com foco na valorização dos resíduos, no aproveitamento energético e na inclusão social de cooperativas e catadores. Também foram discutidas atualizações nas infraestruturas de descarte e a adoção de tecnologias mais modernas para enfrentar os desafios ambientais e urbanos da região.
Os representantes do Consórcio reforçaram a intenção de utilizar o plano atualizado como base para pleitear novos recursos estaduais e garantir que os municípios do Grande ABC sejam contemplados em projetos estratégicos de infraestrutura e meio ambiente.
O prefeito Marcelo Lima salientou a importância do trabalho conjunto para o avanço destes projetos. “Estamos atuando de forma integrada para toda a região, com planejamento e ações concretas no combate às enchentes e na destinação responsável dos resíduos. Essa união fortalece ainda mais nossa região e garante uma interlocução eficiente com o governo do Estado”, concluiu.