VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Concerto com maestro João Carlos Martins será atração em Ribeirão Pires

Confira a agenda cultural gratuita nesta semana; programação também conta com espetáculos de teatro, festivais e exposições

  • Concerto com maestro João Carlos Martins será atração em Ribeirão Pires.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 19/04/2023
  • Compartilhar:

Confira a agenda cultural gratuita nesta semana; programação também conta com espetáculos de teatro, festivais e exposições

Concerto com maestro João Carlos Martins

Concerto com maestro João Carlos Martins será atração em Ribeirão Pires. Foto: Divulgação

Até domingo (23/04), Ribeirão Pires será palco para diversas atividades culturais gratuitas por toda a cidade. O destaque da programação fica para o concerto gratuito ”Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Heitor Villa-Lobos”, que receberá o maestro João Carlos Martins e a orquestra Camerata Bachiana. A apresentação será promovida no domingo, dia 23, a partir das 18h, no Paço Municipal, rua Miguel Prisco, 288.

Confira a agenda completa:

1ª Reunião para discutir a Lei Paulo Gustavo

Na quinta-feira, a prefeitura promoverá, também no Anfiteatro, a partir das 19:30, a 1ª reunião aberta com artistas da cidade para debater a Lei Paulo Gustavo, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19.

Quinta Cultural com Graxa

Também na quinta, a partir das 19h20, o Encontro dos Clássicos, promovido no Complexo Ayrton Senna, será palco para o “Quinta Cultural com Graxa”, projeto idealizado pela turma do curso de Produção Cultural da cidade que levará uma série de intervenções de música, dança e artes plásticas.

Local: Complexo Ayrton Senna, Av. Pref. Valdírio Prisco, 193 – Jd Itacolomy
Data: quinta (20), a partir das 19:20
Entrada Gratuita

1º Festival de Paramotor e Paratrike

Entre os dias 21, 22 e 23, das 7h às 17h, Ribeirão Pires sediará o 1º Festival de Paramotor e Paratrike. O evento será realizado pela Associação Brasileira de Paramotor (ABPM) e Elemento AR Paramotor e contará com o apoio da Prefeitura. O evento é destinado para profissionais da modalidade. Nos dias 21 e 22, a decolagem será no Jardim Serrano e a aterrissagem acontecerá no Complexo Ayrton Senna. Já no dia 23, a partida e pouso está marcada para a pista do Jardim Serrano. A realização do evento depende das condições climáticas.

Inscrições Sábado com Dança

As inscrições para a 1ª edição do Sábado com Dança, projeto que busca valorizar os trabalhos coreográficos dos grupos da cidade, seguem abertas até esta sexta, dia 21. O evento, que não possui caráter competitivo, será realizado no dia 29 de abril, dia internacional da dança, a partir das 18h, no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro.

Data do evento: 29 de abril, a partir das 18h
Endereço: Anfiteatro Arquimedes Ribeiro – Rua Diamantino de Oliveira, 218 – Vila Albertina
Inscrições até 21/04 pelo link: https://bit.ly/3KBltgr

Ribeirão Pires terá programação no dia do Patacori Ogum
Evento será realizado no dia 23 de abril, a partir das 10 horas, com sessão solene, louvor para Ogum e cortejo

Dia do Patacori Ogum

No domingo, a Estância contará com uma programação dedicada ao Dia do Patacori Ogum. As comemorações terão início às 10h com sessão solene na Praça da Vila do Doce, seguida de homenagens e o Xire para Ogum (louvação) pelas três Casas de Axé da coordenação – Ilê Axé Iya Oloxum, Casa de umbanda Xangô Agodô e Mestre Quirino, Tenda de Umbanda Pai Oxalá Fé Amor e Caridade. Na sequência, haverá um cortejo em direção ao Complexo Ayrton Senna.

O evento é organizado pela LIREMARP (Lideranças Religiosas de Matrizes Africanas de Ribeirão Pires).

Data do evento: Dia 23, a partir das 10h
Endereço: R. Boa Vista, s/n – Centro,
Gratuito

Chá de Outono com escritores

No domingo, dia 23, o Centro Histórico e Literário Ricardo Nardelli promoverá um Chá de Outono com escritores, a partir das 15h. O evento acontece em alusão ao Dia Mundial do Livro, e será aberto para todos os entusiastas do tema e escritores da cidade.

Local: Rua Miguel Prisco, 286 – Centro.
Data: Domingo, dia 23, às 15h
Entrada Gratuita

Exposição “Negras que Nos Habitam”

A Escola Municipal de Artes, segue com a exposição “Negras que Nos Habitam”, que conta com obras da artista plástica Joyce Fesan. As 12 peças da mostra promovem a representatividade e a exaltação da cultura afro-brasileira .

Local: Rua Dr. Yutaka Ishihara, 218 – Jd. Pastoril,
Data: Em cartaz até dia 28, a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h às 21h, e aos sábados das 9h às 12h.
Entrada Gratuita

Concerto gratuito ”Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Heitor Villa-Lobos”

Para finalizar a rica agenda cultural da Estância, o maestro João Carlos Martins e a orquestra Camerata Bachiana promoverão o concerto gratuito ”Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Heitor Villa-Lobos”. A apresentação será realizada no domingo, dia 23, a partir das 18h, no Paço Municipal, rua Miguel Prisco, 288.