VOLTAR
  • Cultura e Lazer
  • Ribeirão Pires

Como preparação para Entoada, Ribeirão Pires realiza oficina sobre cultura nordestina

Atividade foi voltada para professores de arte dos 4º e 5º anos da rede municipal

  • Como preparação para Entoada, Ribeirão Pires realiza oficina sobre cultura nordestina.
    Foto: Divulgação/PRP
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/02/2024
  • Compartilhar:

Atividade foi voltada para professores de arte dos 4º e 5º anos da rede municipal

preparação para a entoada nordestina

Como preparação para Entoada, Ribeirão Pires realiza oficina sobre cultura nordestina. Foto: Divulgação/PRP

Literatura de cordel, forró e muita cultura nordestina. Esse foram os elementos que estavam presentes na primeira oficina cultural, voltada a professores de arte da rede municipal, dos 4º e 5º anos, e que já prepara os educadores para a 2ª edição da Entoada Nordestina, que ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de março. O conteúdo foi preparado pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação e Cultura.

A oficina tem intenção de introduzir os professores ao mundo cultural nordestino, para que eles possam elaborar atividades que possam ser repassadas aos estudantes em sala de aula. A ideia é de que alunos e educadores possam participar da Entoada Nordestina com trabalhos elaborados em ambiente escolar.

“A ideia é que os professores possam trabalhar todo esse conteúdo na sala de aula e possam elaborar atividades com os alunos. Então apresentamos a história e os principais escritores de cordel”, disse a orientadora educacional da Prefeitura, Tatiane Ribeiro.

Grande parte do conteúdo que foi passado aos educadores ficou a cargo do orientador de arte da Prefeitura de Ribeirão Pires, Emerson Ribeiro, que mostrou a importância da cultura nordestina no País. Um dos pontos altos foi a apresentação de um trio de forró, composto também por Emerson, que mostrou desenvoltura no comando da rebeca, instrumento muito usado no Nordeste.

Além disso, os professores também tiveram contato com a leitura de cordel, tão popular nos estados que formam o Nordeste, cujas histórias relatam o cotidiano de personagens históricos da região, de elementos da natureza e até mesmo de histórias relacionadas ao folclore.

Formação – A Secretaria de Educação e Cultura também realizou, durante esta terça-feira (27), primeira rodada de formação com os professores da rede e que estão participando do PAR (Programa de Alfabetização Responsável), projeto fruto de parceria com o Sesi.

Ao longo de todo o dia, os educadores tiveram contato com conteúdo que proporciona abordagens positivas para a alfabetização de estudantes da Educação Infantil, de 4 a 5 anos, e para o Ensino Fundamental I (1º e 2º anos). A intenção do convênio também é a de realizar a formação continuada de professores e gestores municipais.