
Diante do aumento dos arrastões, especialmente aqueles praticados por criminosos em motocicletas na região do ABCD Paulista, o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em entrevista na noite desta quinta-feira (26/06), em Santo André, defendeu uma abordagem estratégica e abrangente para combater não só esse tipo de delito, mas a criminalidade de forma geral.
Questionado pelo ABCD Jornal sobre a intenção de intensificar operações específicas para coibir os arrastões, o secretário enfatizou que a estratégia do governo é “macro”. “Não só esse tipo de crime, como qualquer crime”, afirmou. Ele destacou três pilares fundamentais para essa abordagem: investimento em tecnologia, aumento de efetivo e operações contínuas.
O secretário ressaltou a importância de uma visão que vá além de ações isoladas. “Entenda que não adianta a gente fazer uma operação aqui em Santo André, outra em Osasco”, pontuou, indicando a necessidade de uma atuação coordenada e que vise a raiz do problema. Ele enfatizou que a estrutura que está sendo construída para combater o crime, e em especial o crime organizado, terá efeitos duradouros.
Para o chefe da pasta do Estado, o “segredo do sucesso” reside no aumento do efetivo, no uso intensivo da tecnologia e na integração com as forças de segurança municipais. Ele também salientou que, apesar da estratégia de longo prazo, operações pontuais serão realizadas sempre que necessário. “Se tiver necessidade de uma ou outra operação, vai ter um evento que vai atrair um público um pouco maior, com certeza a gente vai fazer”, garantiu.
Como exemplo de ações já em andamento, o secretário mencionou a Operação Inverno, que, segundo ele, começou de forma antecipada e será a maior da história. Ele também citou a Operação Verão, que foi a maior já realizada e que agora se tornou Operação Verão Permanente. Esta última, explicou o secretário, garante o reforço do policiamento em feriados prolongados ou períodos de alta temperatura, mesmo fora da estação, com o deslocamento de efetivo do Choque e da Rota da capital para reforçar as áreas mais vulneráveis.
A expectativa da Secretaria de Segurança Pública é que essa combinação de investimentos, aumento de efetivo e operações integradas resulte em uma diminuição consistente dos índices de criminalidade, incluindo os arrastões, na região do ABC e em todo o estado.

Lide
Derrite veio ao ABC para participar de evento no LIDE Grande ABC, realizado 19h às 22h, no Baby Beef Jardim, em Santo André. O encontro reuniu empresários, lideranças e autoridades da região para debater os desafios, avanços e estratégias da segurança pública no estado. Entre os políticos presentes Gilvan Júnior, prefeito da cidade, Ana Carolina Serra, deputada estadual e Paulo Serra, presidente estadual do PSDB.
Fundado em 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais – é a maior organização de líderes empresariais da América Latina, reunindo mais de 4.200 executivos e empresários de diversos setores da economia. Com presença em 26 unidades no Brasil e 22 no exterior, o LIDE tem como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico e fortalecer o ambiente de negócios por meio de networking e troca de experiências estratégicas.
A entidade promove encontros, fóruns e debates que abordam temas relevantes para o empresariado, como inovação, sustentabilidade, governança corporativa e desenvolvimento de mercado.