VOLTAR
  • Cidades

Com saída de 33 médicos cubanos, Mauá toma medidas emergenciais

 Profissionais estrangeiros atuavam em 23 Unidades Básicas da Saúde da cidade

  • Mauá abre processo seletivo para contratação de médicos e técnicos de enfermagem.
    Foto: Divulgação/PMA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 22/11/2018
  • Compartilhar:

 Profissionais estrangeiros atuavam em 23 Unidades Básicas da Saúde da cidade

 

 médicos cubanos

Médicos cubanos atuavam em 23 UBS de Mauá. Foto: Divulgação/PMA

A Prefeitura de Mauá emitiu nota oficial nesta quinta-feira (22/11) para afirmar que em decorrência da decisão do governo de Cuba em deixar o programa Mais Médicos, devido às divergências com as autoridades brasileiras, no último dia 14, a administração do prefeito Atila Jacomussi (PSB) adotará medidas emergenciais para que a população não seja prejudicada com a saída dos 33 profissionais cubanos na cidade e que pretende fazer a reposição da mão de obra o mais rápido posssível.

De acordo com a Prefeitura, diante da decisão irrevogável do Ministério da Saúde Pública de Cuba, o governo municipal discutirá ações que preencherão a lacuna deixada pela ausência dos profissionais cubanos nas 23 UBS (Unidades Básicas de Saúde). Entre as propostas estudadas, está a reposição de médicos concursados em Mauá para preencher tal déficit. Também não está descartada a abertura de um processo seletivo, em esfera municipal, pela contratação de uma nova mão de obra no setor.

Ao todo, Mauá tinha 44 profissionais pelo programa Mais Médicos, quadro que já passou a ser desfalcado na semana passada, após decisão de Cuba. “Em consonância com o posicionamento do Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde), a administração municipal informa que aceita de forma respeitosa a saída dos profissionais cubanos e se mostra grata pelos serviços prestados junto à população na atenção básica, nesses cinco anos do programa social”, disse.

A Prefeitura de Mauá informou que “não ficará inerte” a essa decisão do governo cubano e tomará medidas necessárias para garantir que os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) não sejam prejudicados. “A administração municipal acompanha o edital por parte da União, publicado nesta terça-feira (20/11), para reposição de 8,5 mil profissionais do Mais Médicos e, enquanto o processo de contratação transcorre, tomará medidas próprias em prol da população mauaense”, concluiu a nota.