Com reabertura do Poupatempo de S.Bernardo pessoas se aglomeram em filas

De acordo com esse posto de atendimento, as filas no lado externo da unidade são de cidadãos que não agendaram atendimento

Pessoas ficam pelo menos duas horas na fila para serem atendidas no Poupatempo de São Bernardo. Foto: ABCD Jornal

 

Com a reabertura do Poupatempo de São Bernardo, em 19 e agosto, tem sido frequente aglomeração do lado externo da unidade. Nesta segunda-feira (25/08), entre 10h e 12h, pelo menos 200 pessoas estavam na frente desta unidade, conforme constatou a reportagem do ABCD Jornal.

“Eu tentei marcar um agendamento pelo site, mas não consegui. Como refinanciei meu carro e preciso licenciar o veículo em agosto, preciso apresentar a documentos que mostram a alienação, mas não tinha essa opção no portal de agendamento. Um funcionaria informou que tem de agendar no local mesmo e consegui marcar um atendimento para 3 de setembro, Mas para isso, tive de entrar uma fila de duas horas ”, disse A.R, de 54 anos, morador de São Bernardo.

Um outro munícipe não teve a mesma sorte, ele queria fazer a segunda via do RG e não sabe mexer em internet e foi até o Poupatempo, mas foi informado que o número de pessoas a serem atendidas presencialmente nesta segunda-feira tinha esgotado, pois há limitações por conta de restrições na pandemia.

O Poupatempo esclareceu que a retomada dos atendimentos presenciais acontece de forma gradual e com 30% da capacidade de fluxo.

“As filas no lado externo da unidade são de cidadãos que não agendaram atendimento e aguardam a realização do serviço nos totens de autoatendimento com auxílio dos funcionários”, informou a assessoria de imprensa do Poupartempo.

Segundo a nota, desde a abertura da unidade em São Bernardo do Campo, as equipes de atendimento reforçaram a orientação sobre a importância do agendamento.

“Importante destacar que, neste momento, apenas serviços relacionados à CNH e RGs, que não podem ser feitos de forma digital e precisam de coleta biométrica, por exemplo, estão sendo priorizados”, disse.

No portal – www.poupatempo.sp.gov.br e no aplicativo Poupatempo Digital o cidadão encontra mais de 80 serviços digitais. Durante a pandemia o Detran.SP ampliou em 48% a oferta de atendimentos online. Entre as 64 opções disponíveis, estão, por exemplo, a renovação simplificada e segunda via da CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículos, consulta de multas e de pontuação na CNH, indicação de condutor, pesquisas de peças usadas, Centros de Formação de Condutores (CFCs) e de Empresa Credenciada de Vistoria (EVC), entre outros.

 

De acordo com esse posto de atendimento, as filas no lado externo da unidade são de cidadãos que não agendaram atendimento. Foto: ABCD Jornal