De acordo com esse posto de atendimento, as filas no lado externo da unidade são de cidadãos que não agendaram atendimento

Com a reabertura do Poupatempo de São Bernardo, em 19 e agosto, tem sido frequente aglomeração do lado externo da unidade. Nesta segunda-feira (25/08), entre 10h e 12h, pelo menos 200 pessoas estavam na frente desta unidade, conforme constatou a reportagem do ABCD Jornal.
“Eu tentei marcar um agendamento pelo site, mas não consegui. Como refinanciei meu carro e preciso licenciar o veículo em agosto, preciso apresentar a documentos que mostram a alienação, mas não tinha essa opção no portal de agendamento. Um funcionaria informou que tem de agendar no local mesmo e consegui marcar um atendimento para 3 de setembro, Mas para isso, tive de entrar uma fila de duas horas ”, disse A.R, de 54 anos, morador de São Bernardo.
Um outro munícipe não teve a mesma sorte, ele queria fazer a segunda via do RG e não sabe mexer em internet e foi até o Poupatempo, mas foi informado que o número de pessoas a serem atendidas presencialmente nesta segunda-feira tinha esgotado, pois há limitações por conta de restrições na pandemia.
O Poupatempo esclareceu que a retomada dos atendimentos presenciais acontece de forma gradual e com 30% da capacidade de fluxo.
“As filas no lado externo da unidade são de cidadãos que não agendaram atendimento e aguardam a realização do serviço nos totens de autoatendimento com auxílio dos funcionários”, informou a assessoria de imprensa do Poupartempo.
Segundo a nota, desde a abertura da unidade em São Bernardo do Campo, as equipes de atendimento reforçaram a orientação sobre a importância do agendamento.
“Importante destacar que, neste momento, apenas serviços relacionados à CNH e RGs, que não podem ser feitos de forma digital e precisam de coleta biométrica, por exemplo, estão sendo priorizados”, disse.
No portal – www.poupatempo.sp.gov.br e no aplicativo Poupatempo Digital o cidadão encontra mais de 80 serviços digitais. Durante a pandemia o Detran.SP ampliou em 48% a oferta de atendimentos online. Entre as 64 opções disponíveis, estão, por exemplo, a renovação simplificada e segunda via da CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículos, consulta de multas e de pontuação na CNH, indicação de condutor, pesquisas de peças usadas, Centros de Formação de Condutores (CFCs) e de Empresa Credenciada de Vistoria (EVC), entre outros.
