VOLTAR
  • Variedades

Com nova mascote, Fundo Social de S.Bernardo lança Campanha de Inverno

Edição deste ano se estenderá até o dia 1º de agosto e será representada pelo desenho “Amimir”, vencedor do chamamento cultural promovido nas escolas

  • Com nova mascote, Fundo Social de S.Bernardo lança Campanha de Inverno .
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 24/05/2022
  • Compartilhar:

Edição deste ano se estenderá até o dia 1º de agosto e será representada pelo desenho “Amimir”, vencedor do chamamento cultural promovido nas escolas

lançamento da campanha de inverno

Com nova mascote, Fundo Social de S.Bernardo lança Campanha de Inverno . Foto: Divulgação/PSBC

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de São Bernardo lançou na noite desta terça-feira (24/5) a Campanha de Inverno de 2022, que até o dia 1º de agosto vai arrecadar roupas e cobertores para aquecer quem mais precisa no período de baixas temperaturas. Serão até 500 pontos de coleta espalhados pela cidade em parceria com empresas e comércios. Todas as peças recebidas serão repassadas para entidades assistenciais cadastradas no órgão, que atuarão como pontos de triagem e distribuição dos itens arrecadados junto às comunidades onde estão inseridas.

Nesta edição, a ação será estampada pela mascote “Amimir”, desenho escolhido no 4º chamamento cultural promovido junto às escolas públicas e particulares de São Bernardo. Criado por Raul Brianez de Mesquita, aluno do 4º ano do colégio Viva Vida (Nova Petrópolis), o personagem retrata uma “coberta solidária” e tem o objetivo de reforçar a importância de ajudar o próximo nos períodos mais frios. Ao todo, o chamamento recebeu 48 propostas de estudantes do 4º e do 5º ano do ensino fundamental.

“Esta foi a competição da solidariedade. Tenho certeza de que todos os participantes deram o seu melhor pensando no objetivo final da campanha, que é ajudar o próximo. Em São Bernardo, temos feito de tudo para não deixar ninguém desassistido nos períodos de frente fria, seja com a nossa Campanha de Inverno ou por meio das ações sociais junto aos moradores de rua. O que prevalece é a vontade de acolher e salvar vidas”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Além de ter seu desenho ilustrando toda a Campanha de Inverno de 2022, o aluno vencedor será presenteado com um smartphone e uma festa de aniversário em buffet. O colégio Viva Vida, por sua vez, vai ganhar um dia de brinquedos infláveis. Além disso, todos os alunos participantes do chamamento receberão jogos de tabuleiro e pares de ingressos para o parque Cidade das Crianças. A professora do Raul, Vanessa Maneo Munhoz, também será presenteada com um final de semana em hotel no interior de São Paulo, com até três acompanhantes e café da manhã. Todas as ações contam com patrocínio das empresas Nowa Eventos, Buffet Kid Beeruta, Wheaton do Brasil, Mazurky Embalagens, Parque Cidade das Crianças, Carlos Carreiras e Liandra Elkadre.

Raul , vencedor do melhor desenho da nova mascote

Criado por Raul Brianez de Mesquita, aluno do 4º ano do colégio Viva Vida (Nova Petrópolis), o a mascote Amimir retrata uma “coberta solidária”. Foto: Divulgação

“As crianças são as protagonistas, por isso o meu agradecimento a todos que participaram nas escolas públicas a particulares. A campanha começa oficialmente hoje, mas já pudemos contar com a solidariedade de muitas pessoas que começaram a doar desde a semana passada. Meu muito obrigada a todos”, disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Greici Picolo Morselli. A cerimônia também contou com presença do vice-prefeito Marcelo Lima, da deputada estadual, Carla Morando, e dos secretários Silvia Donnini (Educação) e André Sicco (Assistência Social).

alunos que desenharam mascote da campanha de inverno

Todos os alunos participantes do chamamento receberão jogos de tabuleiro e pares de ingressos para o parque Cidade das Crianças. Foto: Divulgação/PSBC

COMO PARTICIPAR

 Para doar à Campanha de Inverno 2022, basta ir a um dos pontos de arrecadação listados no site do Fundo Social (https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/fss). Serão aceitos itens de inverno, como calças, blusas, agasalhos, cobertores novos e peças usadas em bom estado de conservação. Empresas e comércios interessados em atuar como ponto de recebimento de doações também podem solicitar o envio de caixas pelo site do FSS.

BALANÇO

Desde 2017, quando foi retomado, o Fundo Social de Solidariedade já arrecadou um total de 567 mil itens inverno pelas Campanhas do Agasalho e de Inverno. O recorde ocorreu em 2019, quando foram arrecadadas 215 mil peças.

OUTRAS AÇÕES

Além da Campanha de Inverno, a Prefeitura se preparou para o período de frentes frias com a antecipação da operação Cobertor que Salva, destinada à proteção da população em situação de rua. Até o próximo dia 31 de agosto, enquanto perdurar o período mais frio do ano, as equipes do serviço de abordagem social da Secretaria de Assistência Social, do Consultório de Rua e do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, vão intensificar o trabalho de abordagem e acolhimento dos munícipes que vivem nas ruas, em especial durante as madrugadas, convidando os moradores a pernoitarem nos abrigos municipais. A ação terá apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e poderá ser feita de forma coercitiva, com respaldo da Justiça, quando necessária para garantia da vida dessas pessoas.