No dia em que São Caetano do Sul comemorou 145 anos (28/07), o prefeito José Auricchio Júnior inaugurou o primeiro parque do Bairro Fundação: o Parque Municipal Província de Treviso, que possui 20 mil metros quadrados de área verde e de lazer, e agrega a primeira Inspetoria da GCM (Guarda Civil Municipal) da cidade. O investimento total passou dos R$ 9,5 milhões. Ao final da cerimônia, cerca de 3 mil pessoas ainda puderam se deliciar com 130 kg de bolo oferecido aos moradores.
O prefeito ressaltou a alegria em realizar um sonho que nasceu em 2005, em sua primeira de quatro gestões. Auricchio afirmou que durante os 17 anos a cidade lutou pela recuperação da área que tinha contaminação. Após esse entrave, foram necessárias as licenças da Cetesb.
“Lembro-me que à época fui criticado por opositores e pessoas que não acreditavam no projeto de implantar um parque aqui no Bairro Fundação. Faço questão de recordar isso, para demonstrar o quanto é complicado levar adiante um projeto destes na administração pública, principalmente por se tratar deste terreno, que levamos mais de uma década para conseguir aprovação pela Cetesb, em processo que incluiu a descontaminação do solo. Por isso, é com orgulho enorme que entregamos o Parque Municipal Província de Treviso”, resumiu Auricchio.
Uma das ações do Programa ReFundação 2020-2025, o Parque Província de Treviso está situado em parte do terreno das antigas Indústrias Matarazzo. As obras foram iniciadas em novembro de 2020.
Foram construídos sanitários, lanchonete, área para o desenvolvimento da compostagem, ciclovia, pista de caminhada, quadras poliesportivas, espaço pet, academia da longevidade, playground e jardins de chuva, além do plantio de 250 árvores. O paisagismo conta com espécies arbóreas nativas e grande parte do local é de vegetação. Além disso, o Província de Treviso foi construído com todas as adequações para receber festas temáticas, como a Festa Italiana.
A primeira Inspetoria da GCM de São Caetano será um braço da Secretaria de Segurança (Seseg) no bairro. Com instalação para receber entre 60 e 70 GCMs, o local foi construído de forma estratégica dentro do parque.
“O prefeito Auricchio determinou a implantação de inspetorias da GCM pelos bairros. O objetivo é a descentralização e a otimização dos serviços da corporação, além de interagir melhor com a população. Esta é apenas a primeira de cinco que pretendemos implantar até o fim de 2024”, explicou o secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva.
Violência doméstica em São Bernardo do Campo resulta em prisão em flagrante de homem
Viatura da GCM foi abordada no centro da cidade por dois homens que estavam no…
Motorista foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde a embriaguez foi confirmada por meio…
Sediado no Parque da Juventude, etapa do principal campeonato de skate park do Estado conta…
Em sua 4ª edição na cidade, Taça das Favelas tem partidas que ocorrem na Arena…
Obras que tornaram a Casa da Palavra totalmente acessível a pessoas com deficiência, contemplou ainda…