Com investimento de R$ 550 mil, Auricchio reinaugura UBS na Vila São José
Unidade de Saúde passa a funcionar até 21h e também aos sábados e deve atender entre 150 e 200 pacientes por dia
Unidade de Saúde passa a funcionar até 21h e também aos sábados e deve atender entre 150 e 200 pacientes por dia
Com investimento de R$ 550 mil, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), reinaugurou neste sábado (28/09) a UBS (Unidade Básica de Saúde) Dolores Massei, no Bairro São José.
“Essa unidade foi inaugurada em 2005 e carecia de uma reforma estrutural e uma expansão da área de trabalho. A novidade é que o horário passa a ser estendido e, com isso, há uma descompressão do sistema de urgência emergência”, afirmou o prefeito.
Essa UBS funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h.
De acordo com a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, o horário ampliado aumentará o número de atendimentos. Praticamente deve dobrar. “O número deve girar entre 150 e 200 por dia, fora os atendimentos do Programa da Saúde da Família”, informou.
A unidade é a segunda contemplada pelo Saúde Hora Extra (a primeira foi a UBS Ivanhoé Esposito, no Bairro Barcelona, em julho). Dentro da estratégia do programa, os atendimentos de segunda a sexta, após as 17h, e aos sábados, são realizados por livre demanda, sem a necessidade de agendamento, nas especialidades Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia. A UBS Nair Spina Benedicts, no Bairro Oswaldo Cruz, será a próxima contemplada.
A UBS Dolores Massei recebeu, entre outros serviços, revisão das infraestruturas elétrica e hidráulica, troca do telhado, pintura, reparos na alvenaria, adaptações para plena acessibilidade, climatização (com instalação ar-condicionado) e adequações na rede lógica para a implantação do prontuário eletrônico. Destaque para a criação de mais dois consultórios e para o novo consultório de Odontologia, que ganhou um escovódromo.
Veículo adaptado
Durante a inauguração da UBS também foi entregue uma Van adaptada para o transporte de pacientes com deficiência. Cerca de 20 pessoas serão beneficiadas com esse serviço, conforme informou a secretária de Saúde.
O prefeito informou que a Van foi adquirida por meio de uma emenda parlamentar da ex-deputada federal Mara Gabrilli (PSDB), hoje senadora.