VOLTAR
  • Cidades

Com investimento de R$ 24 milhões, Auricchio lança programa de segurança 360°

 Edital a ser publicado nesta quinta-feira pervê instalação de 220 câmeras de monitoramento

  • Programa de Segurança é lançado em São Caetano.
    Foto: Gislayne Jacinto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 15/05/2019
  • Compartilhar:

 Edital a ser publicado nesta quinta-feira pervê instalação de 220 câmeras de monitoramento

 

programa de segurança

Programa de Segurança é lançado em São Caetano. Foto: Gislayne Jacinto

 

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), lançou nesta quarta-feira (15/05) o Programa de Segurança 360º, inclusive a Prefeitura de São Caetano publica edital de licitação nesta quinta-feira (16/05) para contratar empresa que vai instalar 220 câmeras de monitoramento na cidade. O investimento será de R$ 24 milhões por 24 meses e inclui infraestrutura, monitoramento e pessoal de apoio. “Acreditamos que em até 150 dias, as câmeras estejam em funcionamento”, disse.

O evento contou com a presença do comando da Polícia Civil, do comandante da PM na região, Renato Nery Machado, além de delegados e GCMs (Guardas Civis Municipais). “Esse é meu 11° ano à frente da Prefeitura e nunca antes houve uma sinergia tão grande e tão positiva entre a polícia, a guarda municipal e a administração municipal. Devemos aproveitar ao máximo esse momento”, disse o prefeito ao anunciar que também haverá um comitê com os representantes das polícias que vai se reunir em seu gabinete todo mês para tratar de assuntos de segurança.

O prefeito afirmou que a cidade conta com 64 câmeras, sendo 35 ligadas ao Detecta – Barreiras Eletrônicas. Trata-se de um sistema de inteligência e informação aplicado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado em convênio com a Prefeitura. “Acreditamos que somada a todas as câmeras devemos chegar a um total de 400”, disse.

As 13 entradas e saídas de São Caetano têm essas câmeras, chamadas de leitores automáticos de placas. Os equipamentos leem as placas dos veículos e levam os dados em tempo real às viaturas da Polícia Militar e a uma central estratégica da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano. O sistema Detecta também está conectado às outras câmeras de trânsito do município. “A população precisa ter a sensação de segurança e um dos melhores caminhos é focarmos na prevenção”, avaliou Auricchio.

O chefe do Executivo disse que apesar de a cidade ter sido considerada a terceira mais segura do Estado pelo Instituto Sou da Paz e a primeira na região do ABCD, é necessário adotar ações que melhorem ainda mais esse setor, um dos mais cobrados pela população. Só perde para saúde.

Durante o evento de lançamento do programa segurança 360°, houve a posse do Conselho de Segurança Municipal de São Caetano.