Com investimento de R$ 11 milhões, Auricchio anuncia ProSaúde Fila Zero
Entre as estratégias para diminuir as demandas represadas durante a pandemia estão consultas, exames e cirurgias
Entre as estratégias para diminuir as demandas represadas durante a pandemia estão consultas, exames e cirurgias
O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, lançou na noite desta segunda-feira (27/06) o Programa ProSaude Fila Zero. Entre as novidades para diminuir as demandas represadas estão consultas, exames e cirurgias. O chefe do Executivo ainda apresentou inovações tecnológicas, como a Telemedicina, que trará mais eficiência e agilidade em atendimentos de várias especialidades.
Durante seis meses haverá investimento de mais de R$ 11 milhões. Desse total, 65% serão destinados para a contratação de profissionais e também pagamentos extras para zerar a fila de espera.
Durante a explanação, Auricchio informou que a expectativa é de 30 mil consultas presenciais, 21,6 mil atendimentos por Telemedicina, além de 13,3 mil exames, 2,8 mil cirurgias e 4,8 mil fisioterapias.
De acordo com o prefeito, uma das estratégias é a descentralização dos serviços para ajudar os moradores nos deslocamentos até as unidades de saúde.
As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Ivanhoé Esposito, Moacir Gallina, Dolores Massei, Ângelo Antenor Zambom e João Bonaparte contarão com o sistema de Telemedicina para algumas especialidades como endocrinologista, cardiologista, dermatologista, vascular, neurologista, urologista, urologista e otorrino.
Segundo a Prefeitura, terão cinco consultórios virtuais cujos atendimentos serão feitos no período de 12 horas por dia. A estimativa é de que haja 900 atendimentos semanais pela Telemedicina.
Entre as projeções estão também 100 cirurgias e 1 mil consultas na área de Urologia, 100 cirurgias na ginecologia e 4,8 mil na área de fisioterapia, além de 320 cirurgias gerais, 100 vasculares, 320 oftalmológicas, 800 colonoscopias e 600 endoscopias.
Para o prefeito, é importante nesse momento promover a comunicação para que os moradores possam buscar atendimento. “A comunicação social, de fato, seja ela no meio tradicional, nos veículos de comunicação, nos eletrônicos ou nos institucionais, é importante nesse momento porque a informação precisa chegar para o paciente, até pra que ele tenha segurança de poder aguardar. Essa nova central que vai ser estabelecida (por meio do WhatsApp), uma linha direta com o paciente que tá em fila de espera também é outra ferramenta importante, porque nós não podemos com investimento desse deixar ninguém para trás por falta de comunicação. Seria muito triste isso acontecer”, finalizou Auricchio.