VOLTAR
  • Política

Com fim da emergência, pandemia deixa legado de 2 hospitais em S.Bernardo

Além do novo Hospital Anchieta e do Hospital de Urgência, isolamento social foi desafio que garantiu implantação de novas tecnologias na rede municipal

  • Vítima foi levada para o Hospital de urgência de São Bernardo.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 09/05/2023
  • Compartilhar:

Além do novo Hospital Anchieta e do Hospital de Urgência, isolamento social foi desafio que garantiu implantação de novas tecnologias na rede municipal

fachada do Hospital de Urgência de São Bernardo

Com fim da emergência, pandemia deixa legado de 2 hospitais em São Bernardo. Foto: Divulgação

Decretado o fim da emergência da pandemia de Covid-19, a rede municipal de saúde de São Bernardo herda da maior crise sanitária da história recente estrutura robusta de atendimento à população. Além da implantação de dois hospitais permanentes, com ampliação de leitos públicos, outro importante legado herdado do período é a digitalização dos processos, que passou por modernização de protocolos e implantação de novas tecnologias. Hoje, todos esses ganhos permanecem no atendimento aos pacientes, facilitando o acesso aos serviços.

Um dos destaques desta nova gestão digital é o projeto de Filipeta Digital, implantado nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), e que permitiu integrar, de forma automatizada, os dados dos mais de 22 mil agendamentos mensais realizados no Hygia (sistema de informação municipal) com o contato dos pacientes. “O novo recurso fez com que o paciente não precisasse mais vir até a UBS buscar uma guia de agendamento de consulta especializada ou exame. Hoje, ele recebe de forma digital essa confirmação”, explicou o prefeito Orlando Morando.

De acordo com secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, antes da Filipeta Digital, 90% dos agendamentos eram realizados pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS) e havia um absenteísmo de mais 40% nos serviços. Com a confirmação digital, esse número foi reduzido pela metade. “É importante ressaltar também que, após a implantação da Filipeta Digital, o ACS pode atuar mais ativamente nas ações voltadas para a Estratégia de Saúde da Família e de vacinação”, observa.

prefeito Orlando Morando no Hospital Anchieta

No Hospital Anchieta foi inaugurado durante a pandemia. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

TELEATENDIMENTO

Implantado durante a pandemia, o teleatendimento foi mais um serviço que permanece disponível aos pacientes de São Bernardo, com expansão para as áreas de telematriciamento e teleregulação, que agilizam os processos de prioridade nos casos de urgência e emergência e dão celeridade aos casos eletivos. Recentemente, dois projetos pilotos foram testados, tanto na Atenção Básica como na Urgência e Emergência e se mostraram bastante eficazes na redução das filas de espera.

NOVOS EQUIPAMENTOS

Além da agilidade no atendimento ao paciente trazida pela tecnologia, a Prefeitura entregou o novo Hospital Anchieta e o Hospital de Urgência – posteriormente denominado Mauricio Soares de Almeida –, que foram referência na região para o tratamento de Covid-19. Ambos equipamentos reforçaram a cidade com novos leitos, fortalecendo a rede municipal. Atualmente, todo o tratamento oncológico ofertado pela Prefeitura volta a ser executado pelo Hospital Anchieta, inclusive com a primeira máquina de radioterapia municipal da região do Grande ABC.

Durante a pandemia, antes de retomar a vocação original de urgência e emergência, o Hospital de Urgência salvou mais de 5 mil vidas contra a Covid-19, o que representa uma média de dez vidas salvas todos os dias, desde o seu primeiro dia de funcionamento, sendo o principal equipamento voltado ao combate da doença em São Bernardo.

RECONHECIMENTO

São Bernardo foi apontada pelo Instituto Votorantim como a cidade menos vulnerável e mais eficiente no combate à Covid-19 da Região Metropolitana de São Paulo. A eficácia do município foi atribuída às medidas implementadas pela Administração municipal, como o rigor nas regras de distanciamento social, rastreabilidade de casos, orientações preventivas e assistência social ofertada à população.

VACINAÇÃO

Vacinação contra a Covid em enfermeira

São Bernardo já aplicou 2.530.358 doses da vacina contra a Covid-19. Foto: Divulgação/PSBC

Apesar do fim da emergência da crise sanitária, a vacinação segue sendo a principal ferramenta de enfrentamento da doença. Até o momento, a cidade já aplicou 2.530.358 doses da vacina contra a Covid-19. Atualmente, a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível em todas as pessoas com 18 anos ou mais. O novo imunizante, elaborado para oferecer uma proteção extra contra a Ômicron e suas subvariantes, é ofertado em todas as 33 UBSs.