Com auxílio da Muralha Eletrônica de Sto.André, PM recupera carro roubado

Mais visitadas

Criminoso foi ferido e levado ao CHM (Centro Hospitalar Municipal), onde passou por uma cirurgia de emergência no intestino

Abordagem policial
Com auxílio da Muralha Eletrônica de Santo André, Polícia Militar recupera carro roubado. Foto: Divulgação

O sistema de videomonitoramento de Santo André auxiliou a Polícia Militar a recuperar um carro que havia sido roubado na manhã deste sábado (25/11) em São Bernardo. As câmeras da Muralha Eletrônica de Segurança detectaram a entrada em território andreense de um Renault Sandero vermelho com queixa de roubo e, por meio das imagens, o COI (Centro de Operações Integradas) direcionou viaturas da PM que abordaram o indivíduo. Após tentativa de fuga, o criminoso foi ferido e levado ao CHM (Centro Hospitalar Municipal), onde passou por uma cirurgia de emergência no intestino e segue internado com quadro estável.

Assim que o carro passou pela Muralha Eletrônica, um alerta foi emitido ao COI e os agentes passaram a seguir o veículo por meio das câmeras instaladas pela cidade. A primeira abordagem da PM ocorreu no fim da Avenida Príncipe de Gales, no cruzamento com a Rua José Lins do Rego, mas o criminoso não se rendeu e empreendeu fuga. As viaturas então iniciaram perseguição até que o carro entrou na contramão no cruzamento da Rua das Figueiras com a Avenida José Antônio de Almeida Amazonas, nas proximidades do Paço Municipal. O indivíduo ainda tentou fugir, mas após troca de tiros acabou baleado.

“Por mais que a segurança pública seja uma responsabilidade do Governo do Estado, Santo André tem feito sua parte, investindo em tecnologia e equipamentos para ajudar a Polícia Militar a proteger a nossa população. A Muralha Eletrônica é um exemplo disso, pois identifica rapidamente um veículo roubado e comunica de imediato o COI. Como as forças de segurança estão integradas na central, a ação é muito rápida e gera resultados positivos como o deste sábado”, destacou o prefeito Paulo Serra.

A Muralha Eletrônica começou a ser implementada em setembro de 2022, com a instalação de 25 câmeras posicionadas estrategicamente nos limites com os municípios, lendo as placas dos veículos que entram ou saem de Santo André. O sistema permite a identificação por meio de um banco de dados que pode ser consultado e compartilhado com outras ferramentas como o Detecta, em parceria com o Governo de São Paulo, e o Córtex, do Governo Federal.

Por meio do compartilhamento de dados é possível identificar, por exemplo, veículos que entram ou saem na cidade que sejam produto de roubo ou furto, caminhões que façam descarte irregular na cidade, vans, motos e ônibus. As informações obtidas pela Muralha Eletrônica são disponibilizadas às equipes de trânsito e de segurança no COI da cidade, sendo mais um reforço no combate à criminalidade.

 

Mais publicações

Últimas publicações