VOLTAR
  • Política

Com 86% de votos favoráveis, servidores de Diadema aprovar reajuste de 7,15%

Pagamento será parcelado, sendo 3% retroativos a março, 1% em agosto e 3% em novembro

  • Com 86% de votos favoráveis, servidores de Diadema aprovar reajuste de 7,15%.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 01/06/2023
  • Compartilhar:

Pagamento será parcelado, sendo 3% retroativos a março, 1% em agosto e 3% em novembro

assembleia dos servidores

Com 86% de votos favoráveis, servidores de Diadema aprovar reajuste de 7,15%. Foto: Divulgação

Os servidores de Diadema aprovaram na noite desta quarta-feira (31/05) a terceira proposta salarial apresentada pela  Prefeitura de Diadema. As duas anteriores haviam sido reprovadas. A assembleia foi realizada na sede do Sindema (Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema).

A proposta de reajuste salarial para 2023 obteve 85% dos votos favoráveis. Haverá um reposição salarial de 7,15%, sendo 3% retroativos a março, 1% em agosto e 3% a partir de novembro; reajuste do vale-alimentação de 4% retroativos a março e o arredondamento para R$ 500 em novembro; reajuste do vale-refeição de 7%, sendo 4% retroativos a março e 3% em novembro; e reajuste no subsídio do convênio médico 7%, sendo 4% retroativos a março e 3% a partir de novembro.

Outro ponto aprovado é que nenhum professor receberá valor inferior ao Piso Nacional do Magistério. Houve ainda a garantia de que nenhum profissional da carreira da Enfermagem receberá valor inferior ao Piso Nacional.

 Guardas Municipais

GCMs de Diadema no sindicato

Mobilização da GCM mostra força da categoria na briga por melhores salários. Foto: Divulgação

A mobilização dos Guardas Civis Municipais também surtiu efeito na campanha salarial. A categoria briga por uma reclassificação já que tem um dos piores pisos da região. Só perde para Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra que são cidades bem menores.

De acordo com o Sindema, há um compromisso de realização de uma Mesa Setorial de Negociação para tratar das referências salariais da Guarda Civil Municipal no dia 14 de junho. E, em 26 de junho, uma Mesa Setorial de Negociação para tratar sobre a aplicação dos Pisos Nacionais, entre eles dos arquitetos e engenheiros.

A Prefeitura se comprometeu também a fazer a apresentação de estudos sobre a reclassificação dos cargos, regulamentação da Lei de Assédio Moral e funcionamento das CIPAS.

Plano de Mobilização

Nesta quinta-feira (01/06), às 14h, estaremos na tribuna da Câmara Municipal para apresentar o resultado da negociação com a PMD e apontar as tratativas setoriais que foram abertas: Guarda Civil Municipal (referências salariais); Pisos Nacionais; e reclassificação dos atuais servidores.

Na sexta-feira (02/05), haverá uma plenária da Educação no Sindema e, em 5 de junho, terá uma reunião com servidores da Odonto (ACD e THD). Para  6 de junho, também foi marcada reunião com profissionais da Saúde para tratar, entre outros assuntos, da LC 191 e insalubridade na pandemia. No dia 14 de junho, terá uma plenária do Nível Universitário; no dia 16, nova Plenária da GCM; e no dia 21, Plenária dos Agentes Administrativos I e II.

assembleia no Sindema

Sindema aprovou plano de mobilização das categorias. Foto: Divulgação

Reajuste para 2024

Para 2024 a categoria também já estabeleceu o reajuste salarial de 7% em março de 2024; reajuste dos vales (alimentação e refeição) de 7% em março; e reajuste no subsídio do convênio médico de 7% em março.

“Todas as propostas foram apresentadas após deliberações na Mesa de Negociação Permanente Coletiva, considerando a situação econômica atual da Prefeitura Municipal de Diadema, atentando à responsabilidade administrativa, à abertura do diálogo construtivo e à valorização do trabalho da categoria”, destacou o secretário de Governo, Dheison Renan. “O acordo que contempla as negociações de 2023 e 2024 mostra a maturidade da Mesa de Negociações Permanente Coletiva”, completou.

fachada da Prefeitura

Prefeitura já definiu reajuste para 2024. Foto: Divulgação/PDA-Dino Santos