Na manhã deste sábado (25), o prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima anunciou o lançamento do Programa Caravana da Saúde ao lado da UPA da Vila São Pedro. O novo programa vai mobilizar um mutirão de exames na cidade. Entre eles tomografias, realizadas com a (UMTC), Unidade Móvel de Tomografia Computadorizada e uma carreta móvel que rodará a cidade. Neste sábado, a carreta estava na Vila São Pedro, uma região periférica e 80 pessoas serão contempladas no decorrer do dia.
Além das UBSs, UPAS, Centro de Especialidades, Policlínicas e Hospitais, que já fazem os exames, o Programa tem como objetivo acabar com a fila de espera de mais de 7 mil pessoas. A meta é zerar a fila até o dia 1º de Julho de 2025. Segundo o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, a população que aguarda os exames, será comunicada por telefone e e-mail pela Secretaria de Saúde sobre o respectivo agendamento.
“Além da caravana que vai zerar a fila de exames até 1º de julho, vamos zerar a fila de cirurgias, consultas e exames em São Bernardo. Será entregue o Hospital Infantil Municipal e vamos voltar a falar que a cidade tem saúde médica”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.
Além da presença do chefe do executivo, o evento contou com a participação da vice-prefeita da cidade, Sargento, Jéssica Cormick, do secretário de Saúde Municipal, Jean Gorinchteyn, secretário de Governo, Ivan Silva, vereadores, e profissionais da área da saúde do município.
A doméstica Elineide Vieira Santos, 55, também ficou satisfeita com o atendimento. Em uma cadeira de rodas por conta de uma fratura recente no tornozelo, ela acessou a sala de exame pela plataforma que garantiu a acessibilidade durante todo o atendimento.
Moradora do Parque São Bernardo, há quatro meses ela esperava pela tomografia para investigar um problema no pulmão. “O atendimento foi muito bom e trazer a carreta para os bairros ajuda quem tem qualquer dificuldade de locomoção, como estou agora. Foi uma boa ideia e, até agora, está tudo ótimo”, afirmou.
REFORÇO
A Secretaria de Saúde irá reforçar a equipe de atendimento do Hospital da Mulher aos finais de semana para também acolher a demanda de pacientes agendados para a realização do exame de tomografia sem contraste. A unidade que já oferta o procedimento de segunda a sexta-feira, a partir de agora, com o mutirão, passará a realizar temporariamente o exame aos sábados e domingos. A projeção é a de que cerca de 100 pacientes sejam agendados para realizar o exame de tomografia neste fim de semana.
INVESTIMENTO NA SAÚDE
A previsão é a de que nas próximas semanas o programa amplie os mutirões para demais exames e atendimento médico com especialidades. Na última terça-feira (21/1) a Carreta da Mamografia, por meio do programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de SP, começou o atendimento no estacionamento do Ginásio Poliesportivo. A unidade móvel ficará por lá até 1º de fevereiro para realização dos exames.
No dia 1º de janeiro, o chefe do Executivo já havia celebrado a abertura do Hospital de Urgência, no sistema de atendimento portas abertas, o que permitiu dobrar o número de atendimentos da unidade na urgência e emergência.
Ver essa foto no Instagram