VOLTAR
  • Cidades

Com 64 casos em investigação, S.Bernardo adota ações para coibir coronavírus

Dentre medidas anunciadas nesta segunda-feira está a adequação de equipamentos de Saúde do município

  • Justiça determina abertura de bares à noite em São Bernardo.
    Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 16/03/2020
  • Compartilhar:

Dentre medidas anunciadas nesta segunda-feira está a adequação de equipamentos de Saúde do município

 

Prefeitura de São Bernardo anuncia medidas para coibir coronavírus na cidade, entre elas a adequação de equipamentos de Saúde do município. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

 

Em linha prioritária de combate à disseminação do novo coronavírus (COVID-19) em São Bernardo, o prefeito Orlando Morando autorizou publicação de decreto de emergência, válido para esta terça-feira (17/03), com novas medidas contra a doença.  Até o momento, foram notificadas 86 ocorrências em São Bernardo, sendo que destes, 20 já foram descartados, 2 confirmados e outros 64  estão em investigação.

Até o momento, dois casos confirmados de coronavírus, Covid-19. Ambos foram notificados no domingo (15/03). Trata-se de um casal que, recentemente, esteve em viagem pela Itália e, no momento, está em casa, sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica do município. Os casos foram atendidos pela rede privada de São Paulo.

 Entre as determinações impostas pela Administração municipal está o cancelamento de todos os eventos previamente autorizados pela Prefeitura, oferta de máscaras e ouros materiais de EPIs (equipamentos de proteção individual) nos equipamentos de Saúde, além da higienização completa de toda frota municipal de Transporte Coletivo.

“O trabalho será intenso e com informações periódicas na busca de possibilitar o melhor para a nossa população. A situação é grave e a nossa equipe de trabalho está mobilizada para possibilitar todos os mecanismos possíveis”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Seguem abaixo alguns dos itens:

– Adequação de salas do Hospital Pronto Socorro Central, 9 UPAS e 34 UBSs da cidade para atendimento específico, com oferta de máscaras e todos os outros materiais de EPIs (equipamentos de proteção individual).

– Suspensão das cirurgias eletivas a partir de 23/03.

– Cancelamento de todos os grupos terapêuticos das UBSs, dentre eles: De Bem com a Vida, Tabagismo, Cuidar +, entre outros.

– Mapeamento das casas de acolhimento de idosos, para levar o conhecimento e a necessidade de proteção e combate ao COVID-19, nestes ambientes, que cuidam do maior grupo de risco.

– Cancelamento de férias e folgas aos funcionários da Saúde e Segurança Urbana.

– Autorização para realização de horas extras, quando justificado.

– Prédios escolares prestem apoio à secretaria de Saúde, quando necessário.

– Suspensão de todas as atividades municipais para os idosos desde a última sexta-feira (13/03), além das aulas da Faculdade da Terceira Idade (FATI).

– Cancelamento de todos os eventos previamente autorizados pela Prefeitura.

– Higienização completa de toda frota municipal de Transporte Coletivo a cada viagem realizada e aumento na oferta de veículos nos horários de pico, para evitar aglomeração.

– Funcionários da Prefeitura (exceto Saúde e Segurança,) com mais de 60 anos, realizarão suas funções via Home Office.

– Divisão do esquema de trabalho dos funcionários por escala, (exceto Saúde e Segurança), diminuindo pessoas ocupando os próprios municipais

– Higienização completa para todos que adentrarem ao restaurante Bom Prato e mudança na disposição das mesas, com mais espaçamento aos entre os usuários.

– Cancelamento de todos os eventos esportivos: cursos Craques do Futuro, Hora do Treino, PELC, Corpo e Ação, Zumba, Copa São Bernardo de Futebol, Patinação no Poliesportivo e Pedalada Noturna.

– Cancelamento das aulas de natação e hidroginástica que ocorrem no Baetão, Pauliceia e Aquacentro.

– Fechados ao público todos os Centros Esportivos, Ginásio Poliesportivo e Arena Olímpica.

– Cancelamento de todos os eventos culturais (peças de teatro, oficinas culturais, acesso do público às bibliotecas e demais atividades contínuas do setor)

– Cancelamento da ação Caravana da Inclusão, que ocorreria no dia 26/03.

– Cancelamento da Feira do Emprego Jovem (que ocorreria no 20/03 ao público de 16 a 23 anos), no Centro de Trabalho e Renda (CTR).

-Proibição a Casas de Shows e demais empresas de evento, bem como Templo Religiosos que se evite a aglomeração de pessoas. Também foi recomendado aos clubes da cidade a suspensão das atividades.

– Aos bares e restaurantes foi solicitado mudanças no layout, com 1 metro de distancia das mesas.