VOLTAR
  • Cidades

Com 3 casos em 2022, Sto.André orienta sobre enfrentamento a ataques de escorpiões

Unidades de saúde e escolas receberam ações de conscientização e distribuição de materiais informativos

  • Governo de SP lança ferramenta para localizar pontos de atendimento às vítimas de animais peçonhentos.
    Foto: Reprodução
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/08/2022
  • Compartilhar:

Unidades de saúde e escolas receberam ações de conscientização e distribuição de materiais informativos

escorpião

Com 3 casos em 2022, Santo André orienta sobre enfrentamento a ataques de escorpiões. Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde de Santo André participou da Semana de Enfrentamento a Ataques de Escorpiões e deu orientações nas escolas e capacitou os profissionais de saúde. Neste ano foram registrados três casos de ataques de escorpião na cidade. Em todo estado de São Paulo já somam 20 mil acidentes relacionados a este animal peçonhento e três mortes em 2022.

Foram realizadas palestras nas escolas para professores e alunos, com o objetivo de conscientizar sobre os cuidados que se deve ter para evitar ataques de escorpiões, o que pode ocasionar internações e óbitos pela gravidade do envenenamento, principalmente em crianças de até 10 anos de idade.

Os profissionais de saúde também receberam capacitação sobre a condução dos casos, sobretudo os Agentes Comunitários de Saúde, que visitam as casas de munícipes.

“A Secretaria de Saúde ressalta a importância da agilidade na assistência após a picada. Crianças de até 10 anos são consideradas grupo de risco para mortes e, para que o ataque do aracnídeo não seja fatal, é fundamental que a assistência seja imediata”, informou a Prefeitura.

Os pais devem levar a criança o mais rápido possível para atendimento médico, preferencialmente a uma unidade de saúde referência para acidente com escorpião, localizado no Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo, na Rua Joaquim Nabuco, 380. Pessoas com mais de 10 anos podem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima.

Para esses casos, também é possível acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo 192, no caso de crianças picadas, pois é uma situação que exige agilidade na assistência médica. Além de lavar o local com água e sabão, não se deve tomar outra medida além de procurar com urgência atendimento médico.

alunos recebem orientação sobre escorpiões

Unidades de saúde e escolas receberam ações de conscientização e distribuição de materiais informativos. Foto: Divulgação/PSA

 Recomendações

O escorpião se instala no meio urbano pela facilidade de encontrar abrigo, água e alimento disponíveis em locais com acúmulo de entulho e lixo, além das tubulações sob as casas e ruas.

Deve-se vedar todos os ralos (chão, pia e tanque), frestas e vãos que permitam que esses animais entrem nas casas. Também é importante evitar o acúmulo de entulho e lixo dentro e fora das residências e manter jardins limpos.

Na hora de se vestir, a recomendação é sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois aranhas e escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo. Também não é aconselhável colocar mãos e pés descalços em buracos, sob pedras e troncos podres.

Caso o munícipe encontre um escorpião em casa, a recomendação é ligar para a Gerência de Controle de Zoonoses, através do telefone 0800 019 1944.