VOLTAR
  • Cidades

Com 2 mil mulheres na fila de espera, carreta da mamografia atua em Mauá  

Deputada Carla Morando foi quem garantiu a carreta Mulheres de Peito de 19 a 30 de novembro

  • Deputada Carla Morando garante para Mauá carreta Mulheres de Peito à Mauá de 19 a 30 de novembro.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 19/11/2019
  • Compartilhar:

Deputada Carla Morando foi quem garantiu a carreta Mulheres de Peito de 19 a 30 de novembro

 

Deputada Carla Morando garante para Mauá carreta Mulheres de Peito à Mauá de 19 a 30 de novembro. Foto: Divulgação

 

A carreta Mulheres de Peito, do Governo do Estado, iniciou suas atividades, nesta terça-feira (19/11), na cidade de Mauá e ficará até 30 de novembro, na Praça 22 de Novembro, no Centro. A primeira dama e secretária de Polícia para as Mulheres, Andréia Rios, disse que há 2 mil pacientes que aguardam por esse exame. A carreta fará 450 atendimentos.

A viabilidade do atendimento, exclusivo às mulheres, ocorreu após o ofício protocolado da deputada estadual Carla Morando (PSDB) junto à Secretaria Estadual de Saúde.

Até 30 de novembro serão distribuídas 50 senhas por dia para a realização dos exames, durante a semana, e 25 senhas a cada sábado. As mulheres, entre 35 a 49 anos, deverão levar o cartão do SUS, RG e o pedido médico. Para mulheres acima dos 50 anos, não é necessário pedido médico – apenas o cartão do SUS e o RG. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h.

“Estou muito feliz em ver a carreta passando por mais uma cidade do Grande ABC. Trazer a Carreta da Mamografia para a região foi uma das minhas prioridades quando assumi o cargo na Assembleia Legislativa. Levar o atendimento significa oferecer às mulheres a possibilidade de identificar diagnóstico precoce do câncer de mama, um tratamento eficaz e até a cura”, salientou a deputada.

 Aceitação

A aposentada Rosângela Maria da Silva, 57 anos, aproveitou a oportunidade e correu para realizar o exame. Ela aguardava pelo procedimento desde 2011.  “Assim que fiquei sabendo da Carreta vim correndo para pegar a ficha. Precisamos realizar este exame. Ele é muito importante para a nossa saúde”, disse.

Ao longo da campanha, as mulheres que apresentarem alteração no exame serão convocadas novamente, para a serem submetidas a uma ultrassonografia das mamas. Todos os resultados serão retirados UBS.

Além da cidade de Mauá, a Líder do PSDB na Assembleia Legislativa já levou a carreta “Mulheres de Peito” para a cidade de Ribeirão Pires. Entre os dias 5 e 13/11, foram realizados 360 atendimentos. A unidade móvel de atendimento zerou a demanda reprimida, de 120 mulheres na fila de espera, da cidade.