VOLTAR
  • Cidades

COI de Sto.André faz 1º flagrante e 5 criminosos são presos após roubos

Centro de Operações Integradas, com mais de 300 câmeras de monitoramento pela cidade, visualizou carro suspeito que foi abordado por policiais

  • Centro de Operações Integradas, com mais de 300 câmeras de monitoramento pela cidade, visualizou carro suspeito que foi abordado por policiais.
    Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 30/06/2019
  • Compartilhar:

 Centro de Operações Integradas, com mais de 300 câmeras de monitoramento pela cidade, visualizou carro suspeito que foi abordado por policiais

 

COI

Centro de Operações Integradas, com mais de 300 câmeras de monitoramento pela cidade, visualizou carro suspeito que foi abordado por policiais. Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima

 

O COI (Centro de Operações Integradas) de Santo André já começa a dar resultados com uma semana de funcionamento. A central de monitoramento, que conta com mais de 300 câmeras espalhadas pela cidade, realizou um flagrante que culminou na prisão de cinco pessoas na madrugada deste domingo (30/06).

A Polícia Militar recebeu uma chamada por meio do telefone 190 sobre um veículo suspeito de estar envolvido em roubos a transeuntes na avenida Itamarati, região do Parque Jaçatuba. Em seguida, os policiais acionaram a equipe do COI, que conseguiu localizar o carro por meio das câmeras e auxiliou as viaturas da PM a efetuar a abordagem, que ocorreu em um posto de gasolina. Uma vítima, que teve seu celular roubado, reconheceu os suspeitos, sendo duas mulheres e três homens, que foram encaminhados para o 2º DP para registro da ocorrência.

“Tivemos o primeiro flagrante do COI, o que já mostra que estamos no caminho certo com esta central de monitoramento de primeiro mundo. Assim que o veículo foi visualizado, logo houve a comunicação e a ação da polícia, tudo com muita eficiência e rapidez. Vamos ampliar ainda mais o monitoramento pela cidade, não tenho dúvida que vamos melhorar e até o final do ano equipar com câmeras todas as unidades de saúde e educação. Com o COI, o céu é o limite. Vamos agregar cada vez mais tecnologias para aprimorar este serviço”, disse o prefeito Paulo Serra.

O Centro de Operações Integradas foi inaugurado no último dia 18 de junho e reúne, no terceiro andar do prédio do Executivo, uma moderna central com imagens geradas pela Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), Defesa Civil, Polícia Militar, SATrans e Samu.

A integração favorece um atendimento mais rápido de ocorrências e proporciona um caráter preventivo na segurança, com o uso das imagens para auxiliar em investigações. O investimento para preparação do espaço e instalação das câmeras ultrapassa os R$ 4 milhões. O COI de Santo André conta, inclusive, com câmeras que possuem a tecnologia de reconhecimento facial. Com a entrega deste importante equipamento público voltado para a segurança, é possível não apenas realizar o monitoramento de ruas, avenidas e centros comerciais, mas também de toda a frota de ônibus municipais por meio do GPS e também de toda a frota do Samu.