Clube União Lyra Serrano, em Paranapiacaba, será restaurado
Prefeitura de Santo André assinou termo de cooperação técnica com Instituto de Cultura Democrática para recuperação de prédio histórico
Prefeitura de Santo André assinou termo de cooperação técnica com Instituto de Cultura Democrática para recuperação de prédio histórico
Santo André, 25 de dezembro de 2024 – A Prefeitura de Santo André e o Instituto de Cultura Democrática assinaram neste mês termo de cooperação técnica para a primeira etapa do restauro do Clube União Lyra Serrano, localizado na parte Baixa de Paranapiacaba.
A restauração terá início em 2025 após a contratação da empresa pelo Instituto, gerenciadora do projeto. O valor de investimento para esta etapa da obra é de R$ 2,7 milhões, de um total aprovado de R$ 5,2 milhões.
Fundado em 15 de outubro de 1936, o Clube Lyra é fruto da fusão de dois clubes do Alto da Serra, a Sociedade Recreativa Lyra da Serra e o Serrano Athletic Club, por iniciativa do superintendente da São Paulo Railway, o britânico Alec M. Wellington.
O primeiro e único imóvel de dois andares da Vila foi a construção mais imponente da Vila Martin Smith para transformar a vida social do núcleo ferroviário. No andar inferior o salão com bar-lanchonete e mesas de jogos era palco de reuniões da diretoria, festas como Carnaval, sessões de cinema e os famosos bailes das décadas de 30 e 40 que atraíam turistas de outras regiões como Santos, ABC e São Paulo.
Já nas décadas de 50 a 70 o clube era destinado aos bailes de formatura dos alunos da Escola Ferroviária do Senai, que ocupava o prédio onde hoje funciona o Centro de Visitantes. Após esse período serviu como sede de eventos políticos e prestação de contas entre o poder público e os moradores.
De 1982 a 1985 aconteceu o primeiro restauro e os eventos musicais voltaram a ser promovidos, mas sem a mesma frequência. A partir de 2002 até 2019, com a aquisição da Vila pela Prefeitura, o espaço passou a ser palco do Festival de Inverno e apresentações organizadas pelo Sesc.