
O Governo do Estado de São Paulo publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (29) a promoção do tenente-coronel Fernando Carvalho Ricardo ao posto de coronel da Polícia Militar. Com a promoção, o oficial segue no comando do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6 (CPA/M-6), sendo o responsável direto pelo policiamento nos sete municípios do ABC Paulista, função que já exercia de forma interina. A oficialização foi feita por decreto assinado pelo governador Tarcísio de Freitas.
Em entrevista à reportagem do ABCD Jornal na manhã desta sexta-feira, o coronel Carvalho expressou seu sentimento ao assumir o posto de forma definitiva e traçou as metas prioritárias para a região, focando no aumento do policiamento ostensivo e no fortalecimento do vínculo com os moradores.
“A meta é colocar a viatura na rua, que a população sinta a presença da polícia e se sinta segura. Acho que essa é a maior reclamação quando a gente olha internet, comentários, falam: ‘Ah, eu não vejo a polícia’. Acho que o grande desafio é aumentar o quantitativo de viaturas na rua, seja recuperando as que estão quebradas, otimizando os recursos humanos existentes e aumentar a capacidade e a capilaridade da Polícia Militar”, afirmou o comandante.
Quando questionado sobre o foco de sua gestão na aproximação entre a corporação e os cidadãos, o coronel foi enfático:
“Eu acho que esse é o grande desafio, né? A polícia próxima da sociedade, a polícia próxima da comunidade. Esse é o desafio que a gente tem há anos e que a gente vai continuar perseguindo.”
Transição e Comando em São Bernardo e São Caetano
A mudança na chefia do CPA/M-6 decorre de uma transição natural dentro da estrutura da Polícia Militar paulista, motivada pela ida do Coronel Sanches para a Diretoria de Justiça e pela passagem de outros oficiais à reserva.
Com a consolidação de Carvalho no comando regional, sua antiga função no 6º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (6º BPM/M) — que atende as cidades de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul — ficou em aberto.
“…ainda o comando de São Bernardo ficou em aberto. Com a minha saída, o cargo está vago. Vamos ver um tenente-coronel para ser designado para o comando do 6º Batalhão, São Bernardo do Campo e São Caetano”, explicou.
Em mensagem enviada posteriormente à reportagem, o recém-promovido coronel dimensionou o tamanho do desafio que tem pela frente para garantir a segurança de toda a região metropolitana. “Agora estou responsável por 3 mil policiais, 7 municípios e 3 milhões de habitantes”, concluído.
