
Diante da onda de calor que atinge o Estado de São Paulo, a Prefeitura de São Bernardo reforça as ações de assistência à população em situação de rua, ampliando medidas de proteção e cuidado durante o período de altas temperaturas. Desde 15 de dezembro, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania passaram a incluir a distribuição de garrafas de água gelada durante as abordagens sociais realizadas em diferentes pontos da cidade.
“Essa operação especial vai perdurar por todo o verão e ela têm como objetivo reduzir os riscos à saúde provocados pela exposição prolongada ao calor intenso, especialmente entre a população mais vulnerável. Nestes primeiros 15 dias de ação, foram distribuídas na rua cerca de mil garrafinhas/copinhos de água na rua”, detalhou o secretário da pasta, Henrique Kabeça.
Além da oferta de hidratação, o município mantém o atendimento diário com encaminhamento para acolhimento na Casa de Passagem, onde são disponibilizados espaço para pernoite, refeições e estrutura de higiene pessoal, incluindo banho.
Neste período os profissionais realizaram, em média, 50 abordagens por dia, demonstrando a intensidade e a continuidade do trabalho desenvolvido pela rede socioassistencial de São Bernardo.
SOBRE O SERVIÇO DE ATENDIMENTO – O Serviço de Abordagem Social atua todos os dias, das 8h às 23h, percorrendo áreas com maior concentração de pessoas em situação de rua. Em razão do período de festas de fim de ano, nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, as equipes trabalharão em horário especial, das 8h às 21h.
A população também pode acionar o serviço pelos telefones (11) 99231-7784 e (11) 99231-6599.
