
O Grande ABC foi palco, nesta quarta-feira (29/10), de uma das maiores mobilizações de segurança do ano: a “Operação Impacto Metropolitano Grande ABC”. Desencadeada pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitana Seis (CPA/M-6), a iniciativa reuniu um efetivo impressionante de mais de 1,8 mil policiais e o uso estratégico de 18 drones para reforçar o combate à criminalidade na região.
O objetivo principal da operação é a redução de índices criminais graves, focando especialmente em ocorrências de:
- Roubo e Furto de Veículos
- Roubos e Furtos em Geral
- Homicídio
- Latrocínio
O ponto de partida da ação ocorreu por volta das 15h, com a revista inicial das tropas no pátio interno da antiga fábrica Ford, na Rua Fernão Dias Paes Leme, em São Bernardo do Campo. De lá, o vasto contingente policial se distribuiu para atuar simultaneamente nos sete municípios do ABCD.
🛡️ Força Total e Integração das Forças
A operação se destaca pelo emprego robusto e coordenado de meios humanos e materiais, reunindo unidades especializadas e batalhões de diversas regiões metropolitanas da capital. A coordenação do CPA/M-6 conta com o apoio de:
- Batalhões de Ações Especiais de Polícia (BAEP): como o 6º, 15º e 5º BAEP.
- Comando de Policiamento de Choque (CPChq).
- Comando de Aviação (CAvPM), responsável pelo uso dos 18 drones e outras aeronaves.
- Comandos de Policiamento de Trânsito (CPTran) e Rodoviário (CPRv).
- Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb).
Além da Polícia Militar, a “Impacto Metropolitano” reforça a integração das forças de segurança, contando com a participação ativa da Polícia Civil e das Guardas Civis Municipais (GCM) dos municípios.
“As forças policiais atuarão em todos os municípios do ABC, estimulando a sensação de segurança para a população residente na região,” destacou a comunicação do Comando, ressaltando o foco da ação na visibilidade e na prevenção.
Os trabalhos de saturação e policiamento seguem em andamento ao longo do dia, com o objetivo de impactar as áreas com maior incidência criminal e aumentar a sensação de segurança da população.
O prefeito Marcelo Lima e sua vice Jessica Cormick participaram do início da megaoperação, assim como secretários de segurança, comandantes das sete GCMs, além de delegados e outras autoridades.
