ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

Operação Cuidar Bem SBC amplia presença da GCM e combate ao crime na Vila São Pedro

Planejada a partir de índices criminais e de denúncias da comunidade Vila São Pedro, ação concentra agentes, viaturas e base móvel em áreas que já registraram mais de mil atendimentos por desordem e perturbação 

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 21/09/2025 08:52
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 20/09/2025
Compartilhar
Operação Cuidar Bem SBC amplia presença da GCM e combate ao crime na Vila São Pedro
Operação Cuidar Bem SBC amplia presença da GCM e combate ao crime na Vila São Pedro. Foto: Divulgação

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo iniciou, nesta sexta-feira (19/09), mais uma edição da Operação Cuidar Bem SBC, que terá duração de três dias, com foco no combate à criminalidade e no fortalecimento da sensação de segurança. Nesta semana, a mobilização concentra esforços na área da Inspetoria Regional Vila São Pedro, que abrange bairros como Irajá, Palermo, Jardim Atlântico, Ferrazópolis, Parque Seleta, Jardim Silvina e Parque São Bernardo, além de corredores de ônibus e áreas comerciais estratégicas.

Contents
  • BALANÇO
  • FORÇA AZUL MARINHO

Para esta fase da operação, foram mobilizados 34 agentes e 14 viaturas, incluindo duas da Guarda Ambiental, três da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e uma base móvel, responsáveis por reforçar o patrulhamento em áreas estratégicas. A ação integra um ciclo semanal que atenderá todas as inspetorias da cidade, com base em índices de criminalidade, relatórios de patrulhamento e denúncias apresentadas pela população, que indicam pontos de maior vulnerabilidade e sensação de insegurança.

Nesses locais, a GCM intensifica a presença ostensiva e preventiva, por meio de rondas e pontos de visibilidade, com o objetivo de inibir práticas criminosas, apoiar ações de ordem pública e garantir a proteção de equipamentos municipais. “A Operação Cuidar Bem reforça nosso compromisso de ampliar a presença da Guarda em todas as regiões da cidade. Quando intensificamos o patrulhamento em áreas com alto volume de ocorrências, mostramos para a população que estamos atentos, próximos e prontos para agir, fortalecendo a confiança no trabalho da GCM”, afirmou o comandante da GCM, Eduardo dos Santos.

BALANÇO

Na Inspetoria Vila São Pedro, somente em 2025 a GCM já atendeu a 3.949 ocorrências. Entre eles, 1.159 foram relacionados a desordem e perturbação, além de 22 furtos, 21 casos de violência doméstica e 19 flagrantes de tráfico de entorpecentes. Também constam registros de crimes ambientais e depredações.

Para o inspetor-chefe da GCM, Denilson Amador, o resultado alcançado na Vila São Pedro destaca a eficiência da tropa e reforça a importância da intensificação promovida pela Operação Cuidar Bem SBC. “Os números comprovam a prontidão e a eficácia da Guarda em dar resposta rápida às ocorrências. A atuação firme de nossas equipes garante mais tranquilidade à comunidade e fortalece a confiança da população no trabalho da GCM”, ressaltou.

FORÇA AZUL MARINHO

Em paralelo à Operação Cuidar Bem SBC, a segurança no Grande ABC foi reforçada nesta sexta-feira (19/09) com a Operação Força Azul Marinho. Com saída de Ribeirão Pires, a ação concentrou esforços nas áreas de divisa entre os municípios, reunindo as GCMs das sete cidades da região em patrulhamentos ostensivos, rondas preventivas e troca de informações estratégicas para coibir a criminalidade. No total, a operação mobilizou 100 agentes, 42 viaturas e 30 motocicletas. A GCM de São Bernardo participou com 23 guardas, oito viaturas e seis motocicletas, ampliando a presença e o apoio às ações conjuntas.

A prefeita de São Bernardo, Jessica Cormick, destacou que “o crime não conhece fronteiras municipais, por isso nossa atuação precisa ser conjunta e eficiente”. Já o secretário de Segurança Urbana, major Arley Topalian, reforçou que a presença da GCM demonstra protagonismo regional. “Estivemos em campo com viaturas, motos e a Guarda Ambiental, prontos para apoiar cidades vizinhas e fortalecer o trabalho de prevenção e combate à criminalidade”, afirmou.

Tags:ampliaçãocombatecrimeCuidar Bem SBCGCMoperaçãopresençavila são pedro

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Polícia Militar prende homem por furto em drogaria no Taboão, em São Bernardo Polícia Militar prende homem por furto em drogaria no Taboão, em São Bernardo
Próximo artigo Emocionante! De cadeira de rodas, Faustão leva a filha Lara ao altar em seu casamento Emocionante! De cadeira de rodas, Faustão leva a filha Lara ao altar em seu casamento

Últimas notícias

PM à paisana é baleado e agentes da GCM e PM entram em confronto físico. Foto: Reprodução/Vídeo
PM à paisana é baleado e agentes da GCM e PM entram em confronto físico
05/12/2025
Em dezembro, rua Marechal Deodoro em SBC terá faixa da esquerda liberada para estacionamento em datas específicas
Em dezembro, rua Marechal Deodoro em SBC terá faixa da esquerda liberada para estacionamento
05/12/2025
GCM de Diadema captura um foragido da Justiça
GCM de Diadema captura um foragido da Justiça
05/12/2025
O bairro da Vila Sueli ganhou uma nova unidade após o espaço antigo ficar sem revitalização por 11 anos - Foto: Gabriel Mazzo
Guto Volpi entrega nova Unidade de Saúde da Família na Vila Sueli em Ribeirão Pires
05/12/2025
O motorista da betoneira, William Rodrigues da Silva, de São Bernardo do Campo, não resistiu aos graves ferimentos
Motorista de betoneira de São Bernardo não resiste após acidente em rodovia
05/12/2025

Recomendadas

Jovem é baleado durante roubo no Baeta Neves, em São Bernardo
São BernardoCidades

Jovem é baleado durante roubo no Baeta Neves, em São Bernardo

05/12/2025
COI identifica ônibus clonado em Santo André e condutor é detido
Santo AndréCidades

COI identifica ônibus clonado em Santo André e condutor é detido

05/12/2025
Idosa morre atropelada por ônibus da BR7 no Rudge Ramos, em São Bernardo
São BernardoCidades

Idosa morre atropelada por ônibus no Rudge Ramos, em São Bernardo

05/12/2025
Polícia Investiga óbito de grávida de sete meses em Mauá
MauáCidades

Polícia Investiga óbito de grávida de sete meses em Mauá

05/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?