ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

São Bernardo é selecionada em lista com 25 cidades brasileiras para integrar Programa de Zoneamento Ambiental

São Bernardo foi sede nesta sexta-feira de oficina técnica do Ministério do Meio Ambiente e reforça compromisso com políticas sustentáveis; participação poderá atrair novos investimentos

Gislayne Jacinto
Última atualização: 26/07/2025 02:05
Por Gislayne Jacinto
Publicado 27/07/2025
Compartilhar
São Bernardo é selecionada em lista com 25 cidades brasileiras para integrar Programa de Zoneamento Ambiental
São Bernardo é selecionada em lista com 25 cidades brasileiras para integrar Programa de Zoneamento Ambiental. Foto: Divulgação

São Bernardo foi oficialmente selecionada para integrar o grupo de 25 municípios brasileiros participantes do Programa de Zoneamento Ambiental Municipal (ZAM), desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, dentro da iniciativa Cidades Verdes e Resilientes. O programa tem como objetivo subsidiar políticas públicas voltadas à regulação do uso e ocupação do solo – urbano e rural – por meio de diretrizes ambientais e climáticas, conforme previsto na Política Nacional do Meio Ambiente e no Estatuto da Cidade.

Nesta sexta-feira (25/7), a cidade sediou uma oficina técnica com representantes do Governo Federal, voltada ao levantamento de informações locais, identificação de áreas críticas e apoio à elaboração do decreto que irá instituir o ZAM em âmbito nacional. A ação foi realizada com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal e contou com a participação de técnicos de outras pastas da Prefeitura.

Além das diretrizes, o programa também poderá integrar novos investimentos ao município na apresentação de projetos inovadores, baseados nas necessidades e perspectivas a serem apresentadas ao Governo Federal.

O encontro em São Bernardo foi conduzido por Célia Melo, representante do Ministério do Meio Ambiente, e Cláudia Grossi, consultora da pasta. Ao longo do dia, os participantes promoveram debates técnicos e realizaram vistorias em áreas da cidade, em uma metodologia que valoriza o protagonismo dos municípios na construção das políticas públicas.

O prefeito Marcelo Lima reforçou que a seleção é prova do compromisso do município com a sustentabilidade. “São Bernardo vem avançando nas políticas ambientais e urbanas. A parceria com a ONU-Habitat e agora essa seleção para o ZAM mostram que a cidade está preparada para liderar a construção de um futuro mais sustentável, justo e resiliente. É uma conquista de toda a população”, frisou.

COMPROMISSO 

A oficina é parte de uma jornada iniciada pela cidade em compromissos com a sustentabilidade. No último dia 9 de julho, o chefe do Executivo municipal esteve no Rio de Janeiro para oficializar, junto à ONU-Habitat, a adesão de São Bernardo a um programa global voltado à melhoria da qualidade de vida urbana e ao enfrentamento das mudanças climáticas. A cidade é a primeira da região a firmar essa parceria com a agência da ONU.

Durante a reunião, a representante do Ministério do Meio Ambiente, Célia Melo, destacou o município entre as cidades com grande valor sustentável para o País. “Selecionamos, de um total de 96 municípios analisados, apenas 25. São Bernardo está entre eles por atender aos critérios técnicos definidos. O objetivo é ouvir o município, compreender seus desafios e, a partir disso, construir juntos o decreto federal que vai instituir o Zoneamento Ambiental Municipal. A ideia é que a experiência de São Bernardo contribua não apenas localmente, mas também nacionalmente. O município vai nos ajudar a formular o roteiro, as diretrizes, as propostas de institucionalização do ZAM. Essa parceria é de mão dupla”, salientou.

AÇÃO CLIMÁTICA 

Somada à agenda da ONU, a participação de São Bernardo nos programas federais também prevê a elaboração de um Plano de Ação Climática Municipal, alinhado à Nova Agenda Urbana adotada pela ONU. Esse plano se somará aos instrumentos locais, como o Plano Diretor e a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, com o objetivo de criar uma estratégia integrada e orientada por dados, indicadores e soluções baseadas na natureza.

Para a consultora do Ministério do Meio Ambiente, Cláudia Grossi, é fundamental que haja diálogo entre o município e a União para que seja construída uma política conjunta, baseada em uma base sólida do programa de zoneamento ambiental, atendendo as demandas e dificuldades de cada região. “É importante destacar que esse zoneamento é um instrumento de gestão do território. Ele será construído com base no diálogo entre as esferas municipal e federal, respeitando as competências locais e fortalecendo a governança ambiental”, completou.

A secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Ruth Cristina Ramos, também enxerga com bons olhos a integração entre as esferas para o benefício do município. “Ser escolhida para integrar esse grupo pioneiro de cidades é motivo de muito orgulho para São Bernardo. A oficina de hoje nos permitiu dar um passo importante no diagnóstico ambiental do território e reforça o nosso compromisso com um desenvolvimento urbano responsável, integrado ao meio ambiente e com foco na qualidade de vida da população”, concluiu.

Tags:cidadesintegraçãolistaPrograma de Zoneamento Ambientalsão bernardoseleção

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Alunos vencedores do Startups for Students visitam General Motors em experiência imersiva de inovação e tecnologia Vencedores do Startups for Students visitam GM em São Caetano em experiência imersiva
Próximo artigo Jardim Represa, em São Bernardo, contará com R$ 215 milhões para obras de urbanização Jardim Represa, em São Bernardo, contará com R$ 215 milhões para obras de urbanização

Últimas notícias ABC Paulista

copa do mundo gols
Chuva de gols: Disputa de 3º lugar da Copa 2026 bate recorde
18/07/2026
Copa do Mundo
Chuteira de Ouro da Copa do Mundo: Veja como ficou após os gols de Mbappé
18/07/2026
INGLATERRA
Inglaterra vence França em jogo de 10 gols e fica com o 3º lugar da Copa
18/07/2026
santos
Santos lida com vencimentos atrasados e pode ser processado por dupla de jogadores
18/07/2026
'Mizuno do PCC' morre em confronto com a Rota na Zona Leste de SP
‘Mizuno do PCC’ morre em confronto com a Rota na Zona Leste de SP
18/07/2026

Recomendadas

Homens arremessam corpo de mulher por cima de muro de UBS Mata Virgem em SP
São PauloCidadesDiadema

Vídeo: Homens arremessam corpo de mulher por cima de muro de UBS Mata Virgem em SP

18/07/2026
Pedestre morre atropelado por moto e múltiplos veículos na Rodovia dos Imigrantes
São BernardoCidades

Pedestre morre atropelado por moto e múltiplos veículos na Rodovia dos Imigrantes

18/07/2026
Moradora do PI viraliza ao 'virar repórter' e entrevistar jornalista após pouso de helicóptero. Foto: Reprodução
BrasilCidades

Moradora do Piauí viraliza ao ‘virar repórter’ e entrevistar jornalista após pouso de helicóptero

18/07/2026
Adolescentes apedrejam base da GCM e danificam viaturas em São Bernardo
São BernardoCidades

Adolescentes apedrejam base da GCM e danificam viaturas em São Bernardo

18/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?