ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Santo André amplia quadro de profissionais da educação inclusiva e entrega novas salas

Profissionais irão atuar no Atendimento Educacional Especializado; rede municipal agora dispõe de 48 salas de recursos multifuncionais

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 03/04/2025 17:03
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 03/04/2025
Compartilhar
Santo André amplia quadro de profissionais de educação inclusiva e entrega novas salas de recursos
Santo André amplia quadro de profissionais de educação inclusiva e entrega novas salas de recursos. Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação de Santo André está realizando investimentos para ampliar o atendimento a alunos com deficiência na rede municipal. Além de contratar 38 profissionais de atendimento educacional especializado (PAEE), o município inaugurou salas de recursos em quatro escolas, com capacidade total de atender até mil estudantes.

“Continuamos trabalhando para ampliar e oferecer cada vez mais uma educação inclusiva. Com esses investimentos, todas as nossas salas de recursos oferecem estrutura para o ensino e professores especializados em todas elas”, destacou o prefeito Gilvan Junior.

A Secretaria de Educação de Santo André atende atualmente 2.507 alunos com deficiência, sendo 1.794 destes com Transtorno do Espectro Autista. A rede agora dispõe de 48 salas de recursos multifuncionais, espaços que oferecem um serviço de educação especial destinada aos estudantes com deficiência.

A creche Cata Preta, a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Prof. Joaquim de Carvalho Terra, a Emeief Dr. Alberto Francia Gomes Martins e a Emeief Reverendo Oscar Chaves são as unidades de ensino que passaram a contar com a estrutura das salas de recursos multifuncionais.

A Secretaria de Educação também está investindo na contração de funcionários para as salas de recursos. “Pela primeira vez na história da rede teremos o quadro completo com professores devidamente concursados para a função, ou seja, são professores habilitados, com formação na área”, pontuou o secretário de Educação, Pedrinho Botaro.

Ainda de acordo com o secretário de Educação, com as novas contratações, a cidade contará com 50 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no total. “A ampliação de profissional de atendimento educacional especializado, corresponderá a um aumento de 27%. Cabe mencionar que nos últimos oito anos já houve a ampliação de 46% no quadro de contratação”, enfatizou.

O trabalho realizado complementa ou suplementa o processo educacional dos alunos com deficiência, minimizando as barreiras observadas na sala regular.

Além disto, também possibilita o ensino colaborativo, em que o professor especializado realiza o trabalho em parceria com o professor do ensino regular (coensino).

No escopo de atuação, para além da proposta pedagógica inclusiva desenvolvida em classe regular, o Atendimento Educacional Especializado é realizado no contraturno escolar nas salas de recursos multifuncionais, que são equipadas com vasto acervo de jogos e materiais diversificados.

- Públicidade -
Tags:ampliaçãoeducação inclusivaprofissioniasquadrorecursossalassanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Fabio Picarelli defende Rota do Café no Fórum do Patrimônio Cultural Brasil-Portugal Fabio Picarelli defende Rota do Café no Fórum do Patrimônio Cultural Brasil-Portugal
Próximo artigo GCM prende três homens por tráfico de drogas durante Operação Bloqueio em São Caetano GCM prende três homens por tráfico durante Operação Bloqueio em São Caetano

Últimas notícias

São Paulo
São Paulo massacra Ibrachina e garante vaga na final da Copinha
22/01/2026
Gabigol - Santos
Bola do Paulistão é criticada por Gabigol: “Horrível”
22/01/2026
Matheus Bidu - Corinthians
“Árbitro nos prejudicou”, dispara Bidu
22/01/2026
Em dois anos e meio, a gestão municipal já entregou seis unidades de saúde novas ou revitalizadas, modernizando mais da metade da rede de Atenção Básica
Guto Volpi entrega USF Jardim Serrano, a 11ª unidade de saúde de Ribeirão Pires
22/01/2026
Santos Gabigol
Santos é salvo por Gabigol com gol de falta aos 49 no clássico com o Corinthians
22/01/2026

Recomendadas

Santo André oferece desconto de 10% no pagamento do IPTU à vista
Santo AndréPolítica

Gilvan anuncia que Santo André prorrogou vencimento do IPTU para 30 de janeiro

22/01/2026
São BernardoCidades

Orgulho: Jovem de São Bernardo passa em Medicina na USP em 2026

22/01/2026
Em São Bernardo, Hospital de Clínicas realiza inédita cirurgia cerebral com paciente acordado
São BernardoCidades

Em São Bernardo, Hospital de Clínicas realiza inédita cirurgia cerebral com paciente acordado

21/01/2026
Requalificação de novo trecho da Estrada dos Alvarengas, em São Bernardo, avança e será entregue ainda em janeiro
CidadesSão Bernardo

Requalificação de novo trecho da Estrada dos Alvarengas, em São Bernardo, avança e será entregue ainda em janeiro

21/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?