ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Marcelo Lima inicia plano para combater furtos de cabos semafóricos em São Bernardo

Substituição dos materiais de cobre por alumínio e reforço na fiscalização integram ação efetiva para reduzir furtos

Gislayne Jacinto
Última atualização: 08/02/2025 07:43
Por Gislayne Jacinto
Publicado 07/02/2025
Compartilhar

Substituição dos materiais de cobre por alumínio e reforço na fiscalização integram ação efetiva para reduzir crimes do gênero e garantir maior segurança no trânsito da cidade

Marcelo Lima inicia plano para combater furtos de cabos semafóricos em São Bernardo
Marcelo Lima inicia plano para combater furtos de cabos semafóricos em São Bernardo. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, iniciou plano de ações efetivas para combater o crime de furto de cabos semafóricos na cidade, tendo como propósito evitar os impactos dos casos na mobilidade urbana e na segurança viária. Entre as medidas para minimizar os efeitos e desestimular ocorrências deste tipo, o município, por meio da Secretaria de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, tem substituído os cabos de cobre por materiais de alumínio.

A medida foi definida sob o conceito de que alumínio possui menor valor de revenda no mercado ilegal e, ao contrário do cobre, não pode ser facilmente separado após a queima da borracha de proteção, tornando-se menos atrativo para criminosos. Desta forma, como resultado: menos crimes e menos problemas no trânsito. Os semáforos apagados ou intermitentes aumentam o risco de acidentes e geram insegurança para motoristas, pedestres e moradores das áreas afetadas.

O prefeito Marcelo Lima destacou que a gestão adotará tolerância zero contra o crime, incluindo ampliação da fiscalização. “O furto de cabos semafóricos compromete a segurança e a mobilidade da nossa cidade. Por isso, estamos adotando medidas concretas para combater essa prática, como a substituição dos cabos de cobre por alumínio, em fase de testes, e o reforço da fiscalização. Nosso compromisso é garantir um trânsito seguro e eficiente para todos os moradores, e não vamos tolerar ações criminosas que coloquem a população em risco”, sustentou.

A substituição dos cabos de cobre pelos de alumínio já ocorreu nos cruzamentos com maior incidência de furtos, como a Rua Sérgio Vieira de Mello x Avenida Lauro Gomes (21 ocorrências) e a Rua Luiz Ferreira da Silva x Avenida Lauro Gomes (10 ocorrências). Os cabos, antes na cor preta, agora possuem uma coloração cinza claro, permitindo a rápida identificação de tentativas de furto.

Segundo a Secretaria de Transporte, o tempo médio para reposição dos cabos é de aproximadamente 24 horas após a identificação do furto. Durante esse período, agentes de trânsito são acionados para garantir a segurança no cruzamento até que os semáforos voltem a operar normalmente. O titular da pasta, Francisco José Carone, frisou que os furtos provocam grandes impactos negativos no trânsito. “Estamos promovendo uma força-tarefa para garantir mais segurança no trânsito. Quando ocorre um furto em um semáforo, a segurança viária é comprometida. Por isso, estamos aprofundando os estudos para ampliar a troca dos cabos em outros pontos estratégicos da cidade.”

Substituição dos materiais de cobre por alumínio e reforço na fiscalização integram ação efetiva para reduzir furtos
Substituição dos materiais de cobre por alumínio e reforço na fiscalização integram ação efetiva para reduzir. Foto: Divulgação/PSBC

OCORRÊNCIAS

Só no ano passado foram registradas 107 ocorrências de furto de cabos semafóricos em São Bernardo. O bairro de Rudge Ramos lidera o ranking de casos, com 40 furtos, seguido pela região da Anchieta, com 31. Ao todo, foram furtados 6,64 quilômetros de cabos semafóricos no município.

Para coibir os furtos, a Secretaria de Segurança de São Bernardo tem intensificado rondas periódicas nos locais com maior incidência de ocorrências. Além disso, a Prefeitura destaca a importância da fiscalização do comércio ilegal de metais, uma vez que a redução da demanda por materiais furtados desestimula essa prática criminosa.

Apesar do reforço na segurança, a denúncia da sociedade é considerada fundamental para identificar criminosos e prevenir novos furtos. A população pode colaborar diretamente relatando casos suspeitos. As denúncias podem ser feitas pelos telefones: 153 (Guarda Civil Municipal) ou 190 (Polícia Militar).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ABCD Jornal (@abcd_jornal)

Tags:cabosfurtosMarcelo Limaprefeitosemáforos

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior fachada do 1º DP de Mauá Rapaz é executado por dois indivíduos mascarados em Mauá
Próximo artigo vista aérea de ribeirão pires 163 vagas de emprego no Posto Atende Fácil Ribeirão Pires para a próxima semana

Últimas notícias ABC Paulista

Flaco López pode fazer história na Copa do Mundo; entenda
19/07/2026
Copa do Mundo messi mbappe
Messi tem que marcar 2 gols para terminar Copa na frente de Mbappé
19/07/2026
Palmeiras Paulinho
Paulinho garante que jogará mais minutos no retorno do Palmeiras: “Até 70 minutos”
19/07/2026
sao paulo gustavo santana
São Paulo aposta em Gustavo Santana para o segundo semestre
19/07/2026
Monitoramento inteligente auxilia GCM de Mauá na prisão em flagrante por tentativa de furto em escola municipal
Monitoramento inteligente auxilia GCM de Mauá na prisão em flagrante por tentativa de furto em escola municipal
19/07/2026

Recomendadas

Operação na Chácara da Baronesa desarticula ponto de tráfico, prende dois e apreende 662 porções de tráfico
Santo AndréCidades

Operação na Chácara da Baronesa desarticula ponto de tráfico, prende dois e apreende 662 porções de tráfico

19/07/2026
Parceria garante 35 mil licenças do Google Workspace para a educação de Diadema
DiademaCidades

Parceria garante 35 mil licenças do Google Workspace para a educação de Diadema

19/07/2026
São Bernardo celebra gastronomia com sucesso do Pizza Fest SBC e abre inscrições para o Festival Gastronômico "Sabores da Gente”
São BernardoCultura e Lazer

São Bernardo celebra gastronomia com sucesso do Pizza Fest SBC e abre inscrições para o Festival Gastronômico “Sabores da Gente”

19/07/2026
Leandro Viana, de São Bernardo, conquista dois ouros nos Jogos Parasul-americanos na Colômbia
São BernardoEsporte

Leandro Viana, de São Bernardo, conquista dois ouros nos Jogos Parasul-americanos na Colômbia

19/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?