ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Prefeitura de São Bernardo estrutura criação do Centro de Emergências Climáticas

Planejada de forma multisecretarial, proposta da gestão municipal de São Bernardo estabelece compromisso com o enfrentamento de eventos extremos e à sustentabilidade

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 22/01/2025 09:51
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 22/01/2025
Compartilhar

Paço Municipal

Prefeitura de São Bernardo estrutura criação do Centro de Emergências Climáticas. Foto: DivulgaçãoSensibilizada com as transformações no meio ambiente e seus impactos, a Prefeitura de São Bernardo, governada por Marcelo Lima, coloca em destaque a criação de Centro de Emergências Climáticas na cidade. A proposta, em vias de ser viabilizada oficialmente, prevê a implantação de unidade estruturada de forma multisecretarial, visando funcionar como um mecanismo institucional de monitoramento, alerta e ações rápidas mediante emergências causadas por eventos climáticos extremos no município.

A formatação do centro está sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, em conjunto com a Coordenadoria da Defesa Civil. Reunião preparatória foi realizada nesta terça-feira (21/1), na sede do Executivo, concentrando mais nove pastas que terão participação direta nas ações, englobando a Habitação, Obras e Planejamento Estratégico, Serviços Urbanos, Transportes e Vias Públicas, Governo, Comunicação, Cidadania e Pessoa com Deficiência, Segurança Urbana e Saúde, além do Fundo Social de Solidariedade.

Durante o encontro, o prefeito Marcelo Lima frisou que São Bernardo tem o compromisso de ser protagonista na gestão climática, acentuando a importância de as secretarias trabalharem em conjunto neste tema. “O Centro Municipal de Emergências Climáticas vem para chamar atenção para o debate das mudanças climáticas. E as secretarias, pensando em conjunto, terão papel fundamental na criação de soluções estratégicas”, sustentou o chefe do Executivo municipal.

A partir da implantação do Centro Municipal de Emergências Climáticas, comitê executivo será formado por um representante de cada secretaria e, conforme as diretrizes definidas, se reunirá mensalmente para discutir ações de estratégias, planejamento e protocolos utilizados diante de eventos climáticos extremos.

“Recebi a missão do prefeito de colocar a agenda ambiental no centro da política municipal, o que significa tirá-la de um espaço residual. O Centro de Emergências Climáticas expressa o compromisso desta gestão com o enfrentamento dos eventos climáticos extremos”, ressaltou a secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal, Ruth Cristina Ramos.

PLANEJAMENTO

O plano da gestão é formalizar o novo Centro de Emergências Climáticas nos próximos dias.

- Públicidade -
Tags:Centro de Emergências Climáticascriaçãoestruturaçãoprefeiturasão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Prefeitura de Diadema intensifica ações para revitalizar espaços públicos e melhorar a segurança Diadema intensifica ações para revitalizar espaços públicos e melhorar a segurança
Próximo artigo Centros Educacionais de Santo André abrem piscinas para o público Centros Educacionais de Santo André abrem piscinas para o público

Últimas notícias

Derrota do São Paulo - Hernán Crespo
Crespo é sincero e pede 6 jogadores
12/01/2026
Ler e Brincar’ promove mergulho na fantasia e na imaginação entre crianças de Diadema
Ler e Brincar’ promove mergulho na fantasia e na imaginação entre crianças de Diadema
11/01/2026
Julio Casares - Presidente do São Paulo
Casares vê desempenho do São Paulo ruir em meio a caos
12/01/2026
Ribeirão Pires fortalece diálogo com Porto Seguro após queda nos índices de criminalidade
Ribeirão Pires fortalece diálogo com Porto Seguro após queda nos índices de criminalidade
11/01/2026
Programação cultural anima as férias da criançada em Mauá
Programação cultural anima as férias da criançada em Mauá
11/01/2026

Recomendadas

Motoristas enfrentam quase 30 km de congestionamento no Sistema Anchieta-Imigrantes
Cidades

Motoristas enfrentam quase 30 km de congestionamento no Sistema Anchieta-Imigrantes

11/01/2026
GCM Ambiental apreende quase 2 km de redes de pesca ilegais na Represa Billings
São BernardoCidades

GCM Ambiental apreende quase 2 km de redes de pesca ilegais na Represa Billings

11/01/2026
São Bernardo goleia Capivariano por 4 a 0 na estreia do Paulistão 2026. Foto: Foto Janes Carvalho/Onzex Press e Imagens
São BernardoEsporte

São Bernardo goleia Capivariano por 4 a 0 na estreia do Paulistão 2026

11/01/2026
Homem arromba porta da casa da ex-esposa em Diadema e faz quebradeira geral.
DiademaCidades

Homem entra na casa da ex-esposa em Diadema e faz quebradeira geral  

11/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?