ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Protesto pacífico da FMABC reúne 300 pessoas em frente ao Hospital Mário Covas

Recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) gerou crise entre FMABC e sua Mantenedora, a Fundação do ABC

Gislayne Jacinto
Última atualização: 24/04/2024 23:30
Por Gislayne Jacinto
Publicado 24/04/2024
Compartilhar

Recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) gerou crise entre FMABC e sua Mantenedora, a Fundação do ABC

protesto
Protesto pacífico da FMABC reúne 300 pessoas em frente ao Hospital Mário Covas. Foto: Divulgação

Cerca de 300 docentes, alunos e demais membros da comunidade acadêmica do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (24/04) em frente ao Hospital Estadual Mário Covas. Em silêncio, a manifestação institucional, aprovada em assembleia pelo Conselho Universitário da FMABC, transcorreu de forma pacífica e reivindicava, especialmente, a autonomia universitária e a garantia de campos de estágio supervisionados.

Por meio de nota, a Fundação de ABC, Mantenedora da FMABC, informou que a manifestação tem origem na resistência do Centro Universitário para o atendimento a uma Recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a FUABC e o MPSP.

Paralelamente, o estopim para a manifestação foi o rompimento de contrato, em 19/04/2024, com a empresa (pessoa jurídica) de um professor da FMABC que atuava de forma terceirizada na área de Clínica Médica do Hospital Estadual Mário Covas. Contudo, em 22/04/2024, houve acerto entre FUABC, FMABC e HEMC para uma proposta de aperfeiçoamento do serviço de Clínica Médica do Hospital, que será apresentada em 30 dias pela disciplina da Clínica Médica da FMABC e deverá privilegiar o cumprimento de metas e do orçamento, assim como as atividades de ensino, pesquisa e assistência. Durante esses 30 dias de desenvolvimento do novo projeto, a empresa terceirizada do professor da FMABC retornará a partir de contrato com o Centro Universitário e responderá novamente pelos serviços de Clínica Médica no Hospital.

Apesar da resolução do impasse com a empresa de Clínica Médica, em 23/04/2024, a FMABC realizou assembleia e votou por unanimidade a manutenção da manifestação em frente ao Hospital.

HISTÓRICO

A desarmonia do Centro Universitário FMABC com a Fundação do ABC teve início a partir de uma Recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo, encaminhada em 26/01/2024, motivada por irregularidades identificadas nas contratações de alguns funcionários do Centro Universitário FMABC, decididas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo desde 2014, e que também descumprem dispositivos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2019 entre FUABC e MPSP. A gestão do Ambulatório e do Laboratório da FMABC também é questionada na Recomendação feita pelo MPSP.

A fim de reunir subsídios para responder ao MPSP, a Fundação do ABC emitiu a Portaria 013/2024, com finalidade diagnóstica, solicitando informações à FMABC relacionadas aos apontamentos do MPSP.

“O único interesse da FUABC é contribuir para a melhoria permanente do Ambulatório e do Laboratório. A proposta é de aperfeiçoamento da gestão administrativa, sem nenhum tipo de interferência na autonomia acadêmica das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Vale mencionar que a Recomendação do MPSP, bem como a Portaria 013/2024 da FUABC, não interfere nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A FUABC tem buscado estabelecer um amplo fórum de debates, a partir da criação de um comitê misto com representantes da FUABC, do Centro Universitário FMABC e da comunidade acadêmica, visando desenvolver um plano de ação conjunto que respeite todos os aspectos envolvidos”, informou a FUABC.

A instituição completou: “Independentemente de reações adversas e manifestações, a Fundação do ABC seguirá cumprindo rigorosamente seu papel social, cujo foco está centrado no paciente, na prestação de serviços de saúde com qualidade, de maneira resolutiva e humanizada. Ademais, todas as disposições do Termo de Ajustamento de Conduta serão respeitadas, assim como a Recomendação do Ministério Público e as decisões do Tribunal de Contas do Estado”.

- Públicidade -
Tags:FMABCfundação abcministério públicoprotestorecomendação

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior mulher sendo abordada por homem VÍDEO: Mulheres são atacadas em ruas de Diadema e polícia investiga
Próximo artigo Fã mirim da PM, Sophia Fernandes Fã mirim da PM, Sophia Fernandes visita o 6º Baep

Últimas notícias

Santos
Santos sofre no contra-ataque e se despede da Copinha
16/01/2026
Barcelona - Kane
Barcelona sonha alto e quer Harry Kane para 2026
16/01/2026
Julio Casares - Presidente do São Paulo
Casares é afastado do São Paulo; impeachment segue
16/01/2026
Adolescente é apreendido após roubo em restaurante no Grand Plaza Shopping. Foto: Divulgação
Vítima de roubo no Grand Plaza Shopping contesta versão do centro comercial: “Não recebi assistência”
16/01/2026
Bicicleta é furtada dentro de fábrica de telhas em São Bernardo
Bicicleta é furtada dentro de fábrica de telhas em São Bernardo
16/01/2026

Recomendadas

Câmeras de reconhecimento facial do COI flagraram foragido andando por vias da Vila Pires vestido de padre para disfarçar
Santo AndréCidades

Condenado por abuso da própria filha de 16 anos é preso em Santo André com auxílio de câmeras

16/01/2026
Programa Faculdade Municipal São Bernardo divulga nesta quarta-feira a relação de aprovados no vestibular 2026
São BernardoCidades

Faculdade Municipal São Bernardo divulga edital para 54 vagas de cursos gratuitos na área da saúde

16/01/2026
Carro cai de viaduto e capota na Rodovia Anchieta em São Bernardo
São BernardoCidades

Carro cai de viaduto e capota na Rodovia Anchieta em São Bernardo

16/01/2026
Chuvas em Mauá: Defesa Civil registra quase 60 mm e monitora pontos de alagamento
MauáCidades

Chuvas em Mauá: Defesa Civil registra quase 60 mm e monitora pontos de alagamento

16/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?