ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

Prefeito de São Bernardo lança Operação Pé D´Água 2023/2024

Operação Pé D´Água será coordenada pela Defesa Civil Municipal, ampliando as ações para minimizar o impacto das chuvas

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 11/12/2023 21:07
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 11/12/2023
Compartilhar

Operação Pé D´Água será coordenada pela Defesa Civil Municipal, ampliando as ações  para minimizar o impacto das chuvas

 Operação Pé D´Água
Orlando Morando lança Operação Pé D´Água 2023/2024. Foto: Divulgação

Sob o planejamento de investimento em ações para minimizar os impactos dos temporais de verão, a Prefeitura de São Bernardo lançou, na tarde desta segunda-feira (11/12), a sétima edição da Operação Pé D’Água. A ação, que vigora até o dia 15 de abril de 2024, é coordenada pela Defesa Civil Municipal e conta com ações diversas, desde o monitoramento das chuvas no município, mutirões preventivos nas áreas mais vulneráveis, além de plano de resposta para situações de emergência e eventuais incidentes.

Contents
  • INTERVENÇÕES CONTRA IMPACTOS DAS CHUVAS DOBRARAM EM 2023
  • PREVENÇÃO CONTÍNUA

O ato oficial foi realizado pelo prefeito Orlando Morando, durante solenidade no Salão Nobre do Paço Municipal, acompanhado por demais secretários da Administração municipal – ao todo, 13 secretarias estarão trabalhando em conjunto na força-tarefa.

“Nosso principal objetivo com a Operação Pé D’Água é preservar vidas. Por isso a ação preventiva é tão importante e por isso, desde que assumi a administração da cidade, já investimos R$ 100 milhões em intervenções estruturais nas encostas e livramos nossa cidade de problemas crônicos no entorno do Paço, em especial com a entrega do piscinão e da macrodrenagem. Nesses últimos três anos, com essas ações de prevenção, temos tido cada vez menos demanda nesse sentido”, pontou o chefe do Executivo.

Dentro das ações preventivas executadas pela Operação Pé D´Água destaque para a capacitação dos agentes públicos, agentes comunitários de saúde, gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) e voluntários realizada em novembro, além dos mutirões para a conscientização dos moradores em áreas de riscos espalhadas pela cidade.

O secretário de Serviços Urbanos, Marco Cayres, destacou a importância da conscientização da população para o sucesso da Operação. “Nesses últimos anos conseguimos inserir em São Bernardo uma cultura da prevenção, e isso tem feito a diferença para o sucesso das nossas ações”.

INTERVENÇÕES CONTRA IMPACTOS DAS CHUVAS DOBRARAM EM 2023

Balanço feito pela secretaria de Serviços Urbanos observou que o total de intervenções da Operação Pé D’Água 2022/2023 dobrou em relação às ações do ano anterior (2021/2022): entre dezembro de 2022 e abril deste ano, foram registradas 512 ações – no mesmo período anterior, foram 260. O total de intervenções leva em consideração diversos tipos de atendimentos feitos pela Defesa Civil.

A maior parte das ações envolveram medidas para prevenir acidentes com árvore (176 intervenções) e ações contra riscos de desabamentos (121). As atividades durante os mais de quatro meses em que a operação vigorou incluíram ainda atuação contra riscos de deslizamento e escorregamento (24) e riscos por infiltração de águas pluviais (24).

PREVENÇÃO CONTÍNUA

A Prefeitura de São Bernardo mantém ações permanentes para prevenir acidentes e minimizar os impactos das fortes chuvas, como é o caso da limpeza de piscinões, estações elevatórias, bocas de lobo e córregos. Desde 2017, a atual administração já investiu mais de R$ 500 milhões em obras estruturantes de combate aos impactos das chuvas, como pacote de taludes e obras de contenção de encostas, entrega do Piscinão do Paço, canalização dos córregos Saracantan, Pindorama, dos Lima e Ribeirão dos Couros, reforma e ampliação das elevatórias e obras de micro e macrodrenagem, além dos serviços permanentes com impactos indiretos, como zeladoria, coleta porta a porta, Programa Bota-Fora (coleta de grandes objetos), entre outros.

Tags:chuvasguarda civil municipaloperação pé d'águaOrlando Morandosão bernardoverão

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior assalto a carro forte Assalto a carro forte na Imigrantes termina com capotamento de 2 veículos
Próximo artigo Terminal Rodoviário de Ribeirão Pires Ribeirão Pires conclui instalação de luzes de led no Terminal Rodoviário

Últimas notícias

Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
04/12/2025
fachada do Carrefour da av. Maria Servidei Demarchi
Cliente morre após mal súbito, e Carrefour de São Bernardo do Campo fecha as portas
04/12/2025
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
04/12/2025
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
04/12/2025
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
04/12/2025

Recomendadas

Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes
Cultura e LazerSão Bernardo

Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes

04/12/2025
Câmeras flagram minutos finais de casal executado em Mauá.
MauáCidades

Câmeras flagram minutos finais de casal executado em Mauá; carro do autor também é registrado

04/12/2025
Em Sto.André, trio é detido após identificação de carro 'escolta' ligado a crimes na Av. dos Estados
CidadesSanto André

Em Santo André, trio é detido após identificação de carro ‘escolta’ ligado a roubos e furtos

04/12/2025
São Bernardo entrega mais 10 ônibus que vão atender linhas do Irajá e Taboão
São BernardoCidades

São Bernardo entrega mais 10 ônibus que vão atender linhas do Irajá e Taboão

04/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?