ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Em São Bernardo, obra do novo CAPS Alves Dias será entregue em 2024

Prefeito Orlando Morando vistoriou as obras do novo equipamento, que ampliará o atendimento em Saúde Mental da rede municipal

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 05/10/2023 23:11
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 02/10/2023
Compartilhar

Prefeito Orlando Morando vistoriou as obras do novo equipamento, que ampliará o atendimento em Saúde Mental da rede municipal

Novo CAPS Alves Dias
Em São Bernardo, obra do novo CAPS Alves Dias será entregue em 2024. Foto: Divulgação

Em vistoria na tarde desta segunda-feira (02/10), o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou que as obras do novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas Alves Dias serão entregues no primeiro semestre 2024. A futura unidade, que funcionará em sede própria – localizada na Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, altura do nº 2.500 – fornecerá todo atendimento necessário aos pacientes que precisam de tratamento para ficarem longe destas substâncias.

O investimento em todo o projeto é de aproximadamente R$ 6 milhões. O atendimento será das 7h às 19h em livre demanda e também funcionará 24 horas para os pacientes que estiverem em tratamento de regime interno.

De acordo com o prefeito Orlando Morando, a ação corresponde ao plano de ampliação dos atendimentos de saúde mental no município. “Toda a estrutura para a recuperação destes pacientes é fornecida pela nossa rede, com amplo apoio de uma equipe multiprofissional. Além disso, a aceitação da doença e o acolhimento e apoio da família são fundamentais no processo para se livrarem do vício”, declarou.

Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho explica que dentre as terapias adotadas está a prática de esportes. A nova unidade contará com uma quadra poliesportiva, que ofertará diversas modalidades. “A saúde mental de São Bernardo está se adequando ao novo modelo de tratamento, com oferta de serviço humanizado e respeitoso, para recuperar e reinserir o indivíduo na sociedade. Além de cuidados médicos, neste espaço, teremos também as salas de atividades coletivas, academia, sala de bem-estar, entre outras”, destacou.

AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO

A mudança de unidade possibilitará a ampliação de sua capacidade, com maior número de salas e significativa melhoria dos espaços de atendimento como um todo. Atualmente, são realizados aproximadamente de 1.500 atendimentos por mês. A nova unidade contará com leitos de curta permanência, ofertando ambiente protetivo e acompanhamento 24 horas para pessoas com quadros psiquiátricos agravados pelo uso de substâncias, bem como para o manejo da abstinência.

INVESTIMENTO NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

São Bernardo possui em sua rede de atenção à saúde mental nove CAPS, dos quais três foram entregues na atual gestão: CAPS III Rudge Ramos, CAPS III Farina e CAPS III Selecta. Além disso, o município também oferece um pronto-socorro de saúde mental 24 horas, além de república e residências terapêuticas.

Tags:alves diascapsobrasOrlando Morandosão bernardosaúde mental

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Votação Conselho Tutelar Eleição para o Conselho Tutelar em Ribeirão Pires: confira o resultado
Próximo artigo carreta móvel Auricchio entrega carreta da Saúde da Mulher com expansão verticalizada

Últimas notícias ABC Paulista

Copa do Mundo repescagem fifa
Finais de Copa decididas na prorrogação e pênaltis já ocorreram; relembre
19/07/2026
Flaco López pode fazer história na Copa do Mundo; entenda
19/07/2026
Copa do Mundo messi mbappe
Messi tem que marcar 2 gols para terminar Copa na frente de Mbappé
19/07/2026
Palmeiras Paulinho
Paulinho garante que jogará mais minutos no retorno do Palmeiras: “Até 70 minutos”
19/07/2026
sao paulo gustavo santana
São Paulo aposta em Gustavo Santana para o segundo semestre
19/07/2026

Recomendadas

Monitoramento inteligente auxilia GCM de Mauá na prisão em flagrante por tentativa de furto em escola municipal
MauáCidades

Monitoramento inteligente auxilia GCM de Mauá na prisão em flagrante por tentativa de furto em escola municipal

19/07/2026
Operação na Chácara da Baronesa desarticula ponto de tráfico, prende dois e apreende 662 porções de tráfico
Santo AndréCidades

Operação na Chácara da Baronesa desarticula ponto de tráfico, prende dois e apreende 662 porções de tráfico

19/07/2026
Parceria garante 35 mil licenças do Google Workspace para a educação de Diadema
DiademaCidades

Parceria garante 35 mil licenças do Google Workspace para a educação de Diadema

19/07/2026
São Bernardo celebra gastronomia com sucesso do Pizza Fest SBC e abre inscrições para o Festival Gastronômico "Sabores da Gente”
São BernardoCultura e Lazer

São Bernardo celebra gastronomia com sucesso do Pizza Fest SBC e abre inscrições para o Festival Gastronômico “Sabores da Gente”

19/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?