Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

Em S.Bernardo, Guardiã Maria da Penha prende 4 por violência doméstica

Desde sua criação, em 2021, projeto da Guarda Civil Municipal já atendeu 122 ocorrências

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 01/09/2023 22:48
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 01/09/2023
Compartilhar

Desde sua criação, em 2021, projeto da Guarda Civil Municipal já atendeu 122 ocorrências

 Guardiã Maria da Penha
Em São Bernardo, Guardiã Maria da Penha prende quatro. Foto: Diculgaç~~ao

Voltado à proteção de mulheres em situação de violência, o projeto Guardiã Maria da Penha, equipe especializada da Guarda Civil Municipal (GCM), tem atuado de modo contínuo em São Bernardo visando garantir a segurança e o cumprimento de medidas protetivas, além de proporcionar acolhida humanizada e orientação das vítimas. Desde sua criação, projeto já atendeu 122 ocorrências de violência doméstica, sendo 45 em 2021, 49 em 2022 e 28 no primeiro semestre deste ano, e prendeu quatro por descumprimento das medidas protetivas.

São Bernardo instituiu em 2021 a Lei Guardiã Maria da Penha para proteção de mulheres vítimas de violência, por meio da atuação preventiva e comunitária da GCM. O projeto nasceu de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Urbana de São Bernardo com o Ministério Público de São Paulo. “A iniciativa tem por objetivo monitorar mulheres vítimas de violência, garantindo sua segurança e o cumprimento das medidas protetivas, por meio de visitas domiciliares da nossa guarda municipal”, explicou o prefeito Orlando Morando.

O trabalho do projeto Guardiã Maria da Penha tem surtido efeito. Das ocorrências de 2023, foram identificados quatro agressores que estavam descumprindo a medida protetiva. “Nossa GCM os encaminhou para o DP e eles ficaram à disposição da justiça”, salientou o Coronel Carlos Alberto dos Santos, secretário de Segurança Urbana.

ATENDIMENTO

Em São Bernardo, toda mulher que passa por situação de violência doméstica é encaminhada aos órgãos específicos de atendimento. A supervisora da Patrulha Guardiã Maria da Penha, Rosângela Correia, explica que em casos de violência física, sexual, psicológica, patrimonial, moral e stalking, há a prestação de socorro médico, condução ao distrito policial, preferencialmente à Delegacia da Mulher. “Além disso, adicionamos essa mulher ao nosso projeto Guardiã Maria da Penha, e a orientamos sobre a rede de atendimento do município como, por exemplo, o Centro de Referência da Mulher”, explica Correia.

OUTRAS MEDIDAS

Além da Lei Guardiã Maria da Penha, a Prefeitura de São Bernardo promoveu nos últimos anos diversas ações voltadas à proteção das mulheres vítimas de violência. Entre elas está a sanção, em 2017, de legislação que estabelece multa de R$ 6.548 para quem for flagrado cometendo assédio sexual nos ônibus municipais e em locais públicos da cidade.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

No ano passado, a Prefeitura de São Bernardo sancionou a lei que torna obrigatória a divulgação do Disque 180 – destinado à denúncia de casos de violência contra a mulher – e aderiu à campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica, que, com um ‘X’ na palma da mão, permite que a mulher possa pedir ajuda para qualquer estabelecimento comercial ou repartição pública, onde o atendente irá chamar a polícia.

AGOSTO LILÁS

É o mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos, e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual e psicológica.

Tags:guarda civil municipalguardiã maria da penhamedida protetivaprisãosão bernardoviolência doméstica

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Hospital da bandeira São Luiz São Bernardo ganhará hospital da bandeira São Luiz
Próximo artigo Campeonato Paulista de Karate Atletas de Ribeirão Pires são destaques em Campeonato Paulista de Karatê

Últimas notícias

Tentativa de homicídio em Ribeirão Pires: Discussão na rua termina em golpes de faca
Tentativa de homicídio em Ribeirão Pires: Discussão na rua termina em golpes de faca
03/12/2025
Márcio Garcia desabafa em luta contra o câncer de seu pet: "O Dilema Mais Difícil da Vida"
Márcio Garcia desabafa em luta contra o câncer de seu pet: “O Dilema Mais Difícil da Vida”
03/12/2025
Última grande greve dos caminhoneiros, ocorrida em 2018 durante o governo Michel Temer (MDB), durou 10 dias.
Caminhoneiros marcam greve para esta quinta em meio a divergências na categoria
03/12/2025
GCM de Santo André e Detran fecham dois desmanches em operação conjunta
GCM de Santo André e Detran fecham dois desmanches em operação conjunta
03/12/2025
Taka Yamauchi entregou a primeira fase de revitalização do cemitério municipal, com ar-condicionado e nova pintura nas salas de velório.
Emocionado, Taka entrega cemitério de Diadema revitalizado
03/12/2025

Recomendadas

Nildazio Alves Araújo morreu no local. Seu óbito ocorreu justamente na véspera  em que completaria 48 anos
MauáCidades

Casal é executado em Mauá; homem faria aniversário nesta quarta-feira

03/12/2025
Operação Bairro Mais Seguro contabiliza 496 atendimentos e fortalece a segurança na Vila São Pedro, em São Bernardo
São BernardoCidades

Operação Bairro Mais Seguro contabiliza 496 atendimentos e fortalece a segurança na Vila São Pedro, em São Bernardo

03/12/2025
Polícia Militar do ABCD recebe 61 novas viaturas e lança “Operação Feriados e Compras”
CidadesDiademaSanto AndréSão Bernardo

Polícia Militar do ABCD recebe 61 novas viaturas e lança “Operação Feriados e Compras”

03/12/2025
Carreta da Mamografia percorre nove endereços de São Bernardo em dezembro
CidadesSão Bernardo

Carreta da Mamografia percorre nove endereços de São Bernardo em dezembro

03/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?