ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

São Bernardo promove 2ª edição do seminário Agosto Indígena

Evento ocorre no próximo dia 17 no Teatro Elis Regina com a proposta de dar voz e de valorização aos povos originários

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 08/08/2023 18:55
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 08/08/2023
Compartilhar

Evento ocorre no próximo dia 17 no Teatro Elis Regina com a proposta de dar voz e de valorização aos povos originários

Indígenas
São Bernardo promove 2ª edição do seminário Agosto Indígena. Foto: Divulgação

Em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, estabelecido em 9 de agosto pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Prefeitura de São Bernardo, governada por Orlando Morando, promove no próximo dia 17 a segunda edição do seminário Agosto Indígena, visando dar voz e visibilidade à população originária da cidade. O evento ocorre das 12h às 17h30 no auditório do Teatro Elis Regina, situado na Avenida João Firmino, 900, bairro Assunção.

A ação integra a programação de aniversário de 470 anos de São Bernardo, e conta com inscrições prévias gratuitas (www.saobernardo.sp.gov.br/web/sma). O seminário, sob o tema Yvy rupa Nhande kuery mba’e (Toda a terra é nossa), realizado em conjunto pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Proteção Animal, Assistência Social e Cultura e Juventude, irá registrar a presença e debate de lideranças indígenas locais, bem como palestra de representante do Ministério dos Povos Indígenas.

A população indígena de São Bernardo, segundo o Censo Demográfico de 2022, divulgado recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é de 1.300 pessoas. Para se ter ideia da dimensão, conforme a pesquisa, o Grande ABC registra 3.031 indígenas. O Estado de São Paulo contabiliza 55.295, enquanto que há fatia de 1,7 milhão em âmbito nacional.

“Temos buscado atender e promover os direitos dos povos indígenas. Prova disso foi a criação do Comitê Intersetorial de Assuntos Indígenas, com a inclusão de lideranças indígenas, Funai e Ministério Público. Recebemos nesta semana os últimos dados do Censo que irão contribuir para ações direcionadas às comunidades, a exemplo da implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) em aldeias da cidade, com a proposta de investimento na produção de alimentos de forma sustentável nos locais”, frisou o prefeito Orlando Morando.

Criado para estimular a valorização às raízes da história, o evento destaca os povos guarani, trazendo especialistas no tema e a comunidade. O Agosto Indígena terá abertura formada por integrantes do Comitê Intersetorial de Assuntos Indígenas, apresentação cultural guarani, feira de artesanato e palestras sobre o Programa Guardiões das Florestas, do governo do Estado, educação comunitária no Pós-Balsa e inclusão e permanência na universidade.

Secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal de São Bernardo, Regina Célia Damasceno pontuou que o seminário abre oportunidade para que os povos indígenas possam “exprimir seus pontos de vista, crenças e saberes”. “Em São Bernardo, temos o privilégio de possuir um território indígena com três aldeias, em sobreposição aos limites do município, o que garante, entre outras possibilidades, a beleza do compartilhamento de histórias e culturas neste nosso Brasil e tem tantas histórias ainda não contadas pelos verdadeiros protagonistas.”

ALDEIAS

Em São Bernardo existem, atualmente, três aldeias (tekoa) guarani: Guyrapaju, Kuaray Rexakã e Nhanderu Mirim, localizadas na região do Pós-Balsa, bairro Curucutu, onde vivem cerca de 180 indígenas. Outra aldeia, a Krukutu, bastante visitada, fica situada bem próxima à divisa da cidade com Parelheiros, em São Paulo – o território registra oito aldeias, com mais de 1.600 nativos.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

12h00 – Credenciamento, feira de artesanato indígena e lanche de boas-vindas

13h00 – Abertura: “Comitê Intersetorial de Assuntos Indígenas de São Bernardo”
• Secretária de Meio Ambiente – Dra. Regina Célia Damasceno
• Secretário de Assistência Social – André Sicco
• Secretário de Cultura e Juventude – Fran Silva

13h20 – Apresentação Cultural Guarani e fala das lideranças indígenas locais:
• Pajé Laurindo Tupã Mirï Verissimo (Terra Indígena Tenondé Porã)
• Elson Mirim da Silva (Tekoa Guyrapa-ju)
• Nilson Xiju de Castro (Tekoa Nhamandu Mirĩ)
• Lidia Krexu Rete Verissimo (Tekoa Kuaray Rexakã)

14h20 – Povos Indígenas: inclusão e permanência na universidade
– Jibran Yopopem Patte – professor indígena do Povo Laklänõ Xokleng e assistente social

14h50 – Educação Comunitária indígena no Pós-Balsa: saberes e práticas
– Roger Muniz (Mestrando em Educação pela USP)

15h20 – Intervalo

15h40 – Programa Guardiões das Florestas: fortalecendo os povos originários no Estado de São Paulo
– Sandra Leite – Geógrafa da Fundação Florestal

16h10 – Palestra de representante do Ministério dos Povos Indígenas

16h40 – Debate e perguntas

17h30 – Encerramento

- Públicidade -
Tags:agosto indígenapromoçãosão bernardoseminárioteatro elis regina

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Cibele Brisola Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Inclusão Neurodiversa no Mercado de Trabalho: Uma Revolução Necessária para o Sucesso
Próximo artigo Viatura da polícia civil Operação Escudo: número de presos chega a 246

Últimas notícias

Santos - Loyola
Santos perde Loyola para o futebol italiano
13/01/2026
Igor Julio - Palmeiras
Palmeiras quer Igor Júlio, do Brighton
13/01/2026
Ribeirão Pires intensifica fiscalização e flagra pesca e caça ilegal na Represa Billings
Operação contra crimes ambientais flagra 11 pessoas em pesca e caça ilegal na Billings
13/01/2026
Programa Faculdade Municipal São Bernardo divulga nesta quarta-feira a relação de aprovados no vestibular 2026
Programa Faculdade Municipal São Bernardo divulga nesta quarta-feira a relação de aprovados no vestibular 2026
13/01/2026
Prefeitura transfere EMEF Olyntho Voltarelli Filho para novo prédio com mais infraestrutura no Bairro Nova Gerty
Prefeitura transfere EMEF Olyntho Voltarelli Filho para novo prédio com mais infraestrutura
13/01/2026

Recomendadas

ROMU de Ribeirão Pires prende foragido da Justiça por homicídio no Mato Grosso
Ribeirão PiresCidades

ROMU de Ribeirão Pires prende foragido da Justiça por homicídio no Mato Grosso

13/01/2026
Operação Praia Segura contabiliza 30 óbitos e 1,5 mil vítimas salvas no litoral paulista
Santo AndréCidadesDiadema

Operação Praia Segura contabiliza 30 óbitos e 1,5 mil vítimas salvas no litoral paulista

13/01/2026
Vigilância Sanitária lacra estabelecimento no Centro de São Bernardo por irregularidades
São BernardoCidades

Vigilância Sanitária lacra estabelecimento no Centro de São Bernardo por irregularidades

13/01/2026
Santo André autua estabelecimentos em oito bairros durante Operação Sono Tranquilo
Santo AndréCidades

Santo André autua estabelecimentos em oito bairros durante Operação Sono Tranquilo

13/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?