ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

Geada em São Paulo entre quinta-feira e domingo

Alerta para frio intenso e rajadas de vento que atingirão o estado de São Paulo a partir desta quinta-feira

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 15/07/2023 00:02
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 12/07/2023
Compartilhar

Alerta para frio intenso e rajadas de vento que atingirão o estado de São Paulo a partir desta quinta-feira

geada
Geada em São Paulo entre quinta-feira e domingo . Foto: Divulguação

A Defesa Civil do Estado alerta que, entre quinta-feira (13/07) e domingo (16/07), uma frente fria seguida por uma massa de ar frio causará queda significativa de temperatura, com formação de geada em pontos isolados, no Estado de São Paulo. As menores temperaturas ocorrerão entre o final da madrugada e início da manhã de cada dia. Destaque para a Serra da Mantiqueira que registrará mínima de 2°C e sensação térmica de -1°C. Já no Vale do Ribeira, Região de Itapeva, Franca, Ribeirão Preto e Barretos, a temperatura mínima será de mínima 6°C, com a sensação térmica entre 5°C e 4°C. No Vale do Paraíba, em Campinas, Sorocaba, Araraquara e Bauru a mínima fica na casa dos 7°C com sensação de 5°C. Na Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Presidente Prudente e Marília, os termômetros chegam a marcar 8°C, com sensação térmica entre 6°C a 4°C. Região de São José do Rio Preto e Araçatuba terá mínima 9°C e sensação térmica de 7°C. Na Baixada Santista a mínima 12°C e sensação térmica de 9°C e no Litoral Norte mínima 13°C e sensação térmica de 12°C.

Contents
  • Alerta para rajadas de vento
  • Abrigo Solidário

Diante deste cenário ressaltamos a importância de atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua. Os animais também sentem frio, por isso é fundamental mantê-los abrigados. Improvisar aquecedores dentro de casa é extremamente arriscado e a prática pode causar graves acidentes, como incêndio e intoxicação.

Alerta para rajadas de vento

O ciclone extratropical que atua no Sul do Brasil causará fortes rajadas de vento na faixa leste do Estado de São Paulo. Este fenômeno permanece entre quinta-feira (13) e sexta-feira (14), com destaque para a Capital, Região Metropolitana, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Litoral Norte e Região de Itapeva, onde os ventos podem chegar a 90km/h. Já na Serra da Mantiqueira, Campinas e Sorocaba, até 80km/h e Vale do Paraíba, 75km/h.

A atenção deve ser redobrada nas áreas mais vulneráveis dos municípios. Nas áreas litorâneas, devido a essas fortes rajadas de vento, a agitação marítima ficará mais intensa durante o período deste fenômeno, sendo assim, não é recomendado que as pessoas permaneçam no mar e nas orlas da praia, mantendo também atenção com as edificações, infraestruturas, evitem parar próximo a árvores e vias em áreas que sejam vulneráveis à erosão e inundações costeiras.  Além disso, recomenda-se que as pessoas protejam suas embarcações e evitem adentrar em alto mar, pois há risco para acidentes marítimos.

Abrigo Solidário

O atendimento do abrigo temporário na Estação Pedro II, da Linha 3 – Vermelha é feito sempre que a Defesa Civil emite alerta para temperatura abaixo de 10ºC. Deste modo, o abrigo será montado nesta quinta-feira (13/07), permanecendo até domingo (16/07), para acolher quem mais precisa se proteger.

As secretarias de Desenvolvimento Social e de Transportes Metropolitanos, juntamente com o Metrô, o Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil somam esforços para ativarem a estrutura do alojamento, e, assim atender à população vulnerável da Capital. Para todos os abrigados são entregues colchões para dormir, cobertores e refeições gratuitas, fornecidas pelo Programa Bom Prato Móvel. O local tem capacidade para atender 100 pessoas por noite. O abrigo passou por melhorias como pintura nas paredes e foram instaladas  camas de campanha para oferecer mais conforto aos acolhidos. O espaço também está preparado para receber os pets que chegarão juntamente com as pessoas em situação de rua.

A entrada do abrigo será pela Estação Pedro II, da Linha 3 – Vermelha, na Rua da Figueira, s/n; Centro. O atendimento começa às 19h e o local fecha às 8h do dia seguinte, quando eles são encaminhados para a unidade Bom Prato da Rua 25 de Março, onde tomam café da manhã.

Para obter mais informações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de baixas temperaturas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém as redes sociais @defesacivilsp, com divulgação de alertas e orientações.

 

Tags:alertadefesa civildomingofriogeadaquinta-feirasão paulo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior celular roubado GCM de S.Caetano detém ladrão por roubo de celular no Bairro Barcelona
Próximo artigo Equipe de resgate de animais de Ribeirão Pires Equipe Ambiental de Ribeirão Pires completa dois anos com quase 5 mil resgates

Últimas notícias

Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
04/12/2025
fachada do Carrefour da av. Maria Servidei Demarchi
Cliente morre após mal súbito, e Carrefour de São Bernardo do Campo fecha as portas
04/12/2025
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
04/12/2025
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
04/12/2025
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
04/12/2025

Recomendadas

Câmeras flagram minutos finais de casal executado em Mauá.
MauáCidades

Câmeras flagram minutos finais de casal executado em Mauá; carro do autor também é registrado

04/12/2025
Em Sto.André, trio é detido após identificação de carro 'escolta' ligado a crimes na Av. dos Estados
CidadesSanto André

Em Santo André, trio é detido após identificação de carro ‘escolta’ ligado a roubos e furtos

04/12/2025
São Bernardo entrega mais 10 ônibus que vão atender linhas do Irajá e Taboão
São BernardoCidades

São Bernardo entrega mais 10 ônibus que vão atender linhas do Irajá e Taboão

04/12/2025
Diadema conclui entrega gratuita de 184 óculos para estudantes da rede municipal
DiademaCidades

Diadema conclui entrega gratuita de 184 óculos para estudantes da rede municipal

04/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?