ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

São Bernardo cria 1º corredor verde do ABCD com ônibus 100% elétricos

Medida é o pontapé inicial dado pelo prefeito Orlando Morando para substituição gradativa de toda a frota; nesta etapa, serão sete veículos da Eletra, fabricados na cidade

Gislayne Jacinto
Última atualização: 27/06/2023 18:52
Por Gislayne Jacinto
Publicado 22/06/2023
Compartilhar

Medida é o pontapé inicial dado pelo prefeito Orlando Morando para substituição gradativa de toda a frota; nesta etapa, serão sete veículos da Eletra, fabricados na cidade

ônibus elétrico
São Bernardo cria 1º corredor verde do ABCD com ônibus 100% elétricos. Foto: Di

Com base no conceito de sustentabilidade e, na prática, redução do impacto ambiental, a Prefeitura de São Bernardo, governada por Orlando Morando, deu pontapé inicial nesta quinta-feira (22/6) na implantação do primeiro corredor verde de transporte coletivo do Grande ABC a operar com ônibus 100% elétricos, movidos a bateria. Com a medida, o município começa processo efetivo de substituição gradativa dos atuais veículos a diesel para os novos modelos, cuja tecnologia permitirá a diminuição da emissão de poluentes.

Os modernos ônibus elétricos integrantes do novo corredor são projetados e produzidos na fábrica da empresa Eletra, sediada em São Bernardo. Nesta primeira etapa, serão sete unidades nestes moldes. O modelo foi apresentado pelo chefe do Executivo, ao lado da presidente da Eletra, Milena Braga Romano, e representantes da BR7, responsável pela operação das linhas municipais. O investimento privado se deu na ordem de R$ 2,5 milhões por cada unidade, totalizando um volume de R$ 17,5 milhões nesta fase.

“Estamos lançando o primeiro corredor verde da cidade, pioneiro da região. Nossa frota é composta por cerca de 400 veículos. Essa é a etapa inicial, importante, buscando ter sustentabilidade, práticas modernas no transporte coletivo, sem poluição do ar ou sonora. A produção se dá em São Bernardo, uma grande sinergia, gerando emprego no município. Em relação ao sistema, é um passo à frente, trazendo uma tendência de grandes centros do mundo”, frisou o prefeito Orlando Morando, acompanhado dos secretários municipais Delson José Amador (Transportes e Vias Públicas) e Ademir Silvestre (Concessões e Parcerias).

As novas unidades irão circular na Linha 20, encarregada por já atender cerca de 4.000 passageiros por dia, em trajeto que vai do Parque Imigrantes até o Paço Municipal, passando ainda pelas regiões do Royal Park, Batistini e Demarchi. No total, são 28 paradas, incluindo dois terminais, como o Batistini, compreendendo um percurso de origem e destino de quase 30 quilômetros. Juntos, os ônibus farão aproximadamente 100 viagens diárias – os carros, de 12,1 metros de comprimento, possuem capacidade para 72 passageiros.

Orlando Morando em ônibus elétrico
Corredor Verde é o pontapé inicial dado pelo prefeito Orlando Morando para substituição gradativa de toda a frota. Foto: Divulgação/PSBC

Com tecnologia brasileira e mão de obra no município, os veículos têm autonomia de 240 quilômetros, o que dá condições de percorrer uma viagem com trajeto de São Bernardo até a cidade de Campinas sem carregar a bateria – além da emissão zero de gás carbônico (CO²) e outros poluentes. A recarga da bateria ocorre num período médio de três horas, normalmente na garagem da empresa operadora.

O corredor entrará em funcionamento integral até o fim deste ano. Dirigente da Eletra, Milena sustentou que a capacidade de produção da fábrica, localizada próxima à Via Anchieta, na região da Paulicéia, é de 1.800 ônibus elétricos por ano, algo em torno de sete carros por dia. “Grande diferencial é que a tecnologia é 100% desenvolvida no Brasil, por engenheiros próprios. Todas as peças utilizadas nos ônibus, como chassi, carroceria, bateria e motor, são nacionais. Isso nos dá segurança e uma garantia de manutenção simples, rápida e eficiente, por termos estoque disponível no mercado local.”

prefeito Orlando Morando e a presidente da Eletra, Milena
Dirigente da Eletra, Milena, e o prefeito Orlando Morando durante anúncio do corredor verde em São Bernardo. Foto: Divulgação/PSBC

ESTRUTURA

– Os novos ônibus destacados para o corredor verde irão contar com ampla estrutura e tecnologia, projetando-se para o futuro, assegurando conforto aos usuários, com ar-condicionado, conector para carregador USB e sistema de aceleração contínua e automática. As unidades trarão, ainda, vantagens de economia, tendo menor custo de manutenção, e terão maior vida útil. O motor elétrico e o equipamento de propulsão, que movem os ônibus elétricos, duram de 20 a 25 anos.

Veja vídeo com a presidente da Eletra :

Tags:corredor verdeeletraônibus elétricoOrlando Morandoprefeitosão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior incêndio no tanque da Braskem Braskem informa óbito de trabalhador em Sto.André por causa de incêndio em taque 
Próximo artigo Clóvis Volpi e Auricchio Ao lado de Auricchio, Guto e 100 lideranças, Volpi inaugura sede do PL em Mauá

Últimas notícias ABC Paulista

Corinthians memphis marcelo paz
Corinthians avança no processo eleitoral; veja os candidatos confirmados e próximos passos
16/10/2026
São Bernardo concederá ‘Selo de Reconhecimento Cultural’ a espaços emblemáticos
16/10/2026
corinthians seedorf
Corinthians corre para inscrever Seedorf no BID
16/10/2026
Santo André inaugura primeira Casa Terapêutica do ABC para acolhimento de dependentes químicos
Santo André inaugura primeira Casa Terapêutica do ABC para acolhimento de dependentes químicos
16/10/2026
santos
Santos substitui bet com patrocínio de banco; confira
16/10/2026

Recomendadas

Gilvan Ferreira anuncia Edgar de Souza como novo secretário adjunto de Educação de Santo André
Santo AndréPolítica

Gilvan Ferreira anuncia Edgar de Souza como novo secretário adjunto de Educação de Santo André

16/10/2026
Terça-feira e quarta-feira com chuva e frio no ABC; Defesa Civil fez alerta para temporal e ventos fortes
Cidades

Defesa Civil emite 15 alertas durante a madrugada de chuva no Estado de São Paulo

16/10/2026
Mulher morre após ser baleada por PM em Pirituba; policial é preso em flagrante
São PauloCidades

Mulher morre após ser baleada por PM em Pirituba; policial é preso em flagrante

16/10/2026
Ribeirão Pires avança com plantio de espécies nativas pelo programa Árvore Mais Segura
Ribeirão PiresCidades

Ribeirão Pires avança com plantio de espécies nativas pelo programa Árvore Mais Segura

15/10/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?