ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Estado e prefeitura de SP decidem retomar obrigatoriedade do uso de máscara

Regra é válida para quem utilizar o transporte público a partir deste sábado (26)

Gislayne Jacinto
Última atualização: 29/11/2022 13:02
Por Gislayne Jacinto
Publicado 25/11/2022
Compartilhar

Regra é válida para quem utilizar o transporte público a partir deste sábado (26/11)

uso de máscara em ônibus
Estado e prefeitura de SP decidem retomar obrigatoriedade do uso de máscara . Foto: Agência Brasil

O Governo do Estado e a Prefeitura de SP decidiram retomar a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público a partir deste sábado (26/11), seguindo análise técnica do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde contra o avanço dos casos de COVID-19. Decreto com a nova regulamentação será publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira, 25.

O Governo recomenda que a medida seja adotada por todos os municípios do Estado e reitera que é fundamental que a população esteja com o ciclo vacinal completo para assegurar maior proteção contra o coronavírus e reforçam que a única forma de amenizar os efeitos do vírus é garantir a imunização com as doses que estão disponíveis em todos os postos de saúde do Estado.

Veja a nota do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde

“Nas últimas semanas o Estado de São Paulo tem apresentado aumento expressivo na transmissão do Sars-Cov-2, que se reflete principalmente nos indicadores de internações por COVID-19 em leitos de enfermaria e UTI, que nos últimos 14 dias mostram crescimento de 156% e 97,5%, respectivamente, chegando a uma média diária de mais de 400 novas internações. A velocidade de aumento de internações (5% ao dia para pacientes em UTI e 7% por dia para pacientes em enfermarias) e taxas de ocupação de leitos de UTI (44% no Estado de São Paulo e 59% na Região Metropolitana de São Paulo) é acentuada e começa a pressionar os sistemas de saúde público e privado.

Embora existam sinais de que a curva de internações esteja chegando a um patamar na RMSP, observa-se a interiorização, com crescimento de novas internações e ocupação de leitos de UTI nas regiões do interior e litoral paulista. Soma-se a isso um número crescente de profissionais de saúde se afastando do trabalho por apresentarem COVID-19.

Circulam atualmente diversas subvariantes da variante Ômicron, ainda com predominância da subvariante BA.5 e crescimento progressivo da casos relacionados à subvariante BQ1. As internações referem-se principalmente a pacientes mais idosos e/ou com comorbidades/imunodeprimidos, mais vulneráveis a descompensações e complicações relacionadas à infecção pelo Sars-Cov-2, o que permite prever aumento de óbitos nas próximas semanas. Frente ao quadro atual, o Conselho Gestor da SCPDS apresenta as seguintes recomendações:

– Reforçar com maior ênfase a necessidade de que todos os adultos com mais de 18 anos recebam as doses de reforço das vacinas. Ainda são 10 milhões de adultos que não tomaram a 1a dose de reforço e 7 milhões sem a 2a dose de reforço, e a necessidade de aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes. Tem sido observado aumento de internações nesse grupo populacional e a vacinação é necessária e segura para proteger nossas crianças e adolescentes.

– Reforçar a necessidade de disponibilidade de tratamento com antivirais a pessoas com covid-19 com sintomas leves ou moderados, especialmente nos grupos vulneráveis para evitar quadros graves que possam levar a internação e eventualmente a perda de vidas.

– Reiterar a recomendação de volta da obrigatoriedade de utilização de máscaras em situações de maior risco de transmissão do vírus, notadamente no transporte público, reforçando a necessidade de uso obrigatório de máscaras em serviços de saúde, incluindo farmácias, onde há maior probabilidade de pessoas sintomáticas procurarem testagem e medicamentos sintomáticos para quadros gripais.

– Recomendar o uso de máscaras para os grupos populacionais mais vulneráveis, incluindo os mais idosos e pessoas com comorbidades.

Esse Conselho permanece monitorando a pandemia e poderá se manifestar na medida em que haja necessidade de saúde pública.”

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior cantor Daniel em São Bernardo Jantar da Primavera garante R$ 1 milhão em recursos a entidades de S.Bernardo
Próximo artigo estação de trem de utinga Mulher joga homem na linha do trem na Estação de Santo André

Últimas notícias ABC Paulista

copa do mundo
Copa do Mundo 2030: Confira os países garantidos e detalhes
20/07/2026
Com Patati Patatá, quermesse de Mauá reúne 10 mil pessoas no primeiro domingo
Com Patati Patatá, quermesse de Mauá reúne 10 mil pessoas no primeiro domingo
20/07/2026
EMEB Mário Quintana é mais uma escola entregue reformada em Diadema
EMEB Mário Quintana é mais uma escola entregue reformada em Diadema
18/07/2026
Santo André finaliza obras na primeira faixa do Viaduto Juscelino Kubitschek em apenas 12 dias
Santo André finaliza obras na primeira faixa do Viaduto Juscelino Kubitschek em apenas 12 dias
18/07/2026
Parque Tecnológico de Santo André lança novo portal para ampliar acesso a serviços de inovação
Parque Tecnológico de Santo André lança novo portal para ampliar acesso a serviços de inovação
18/07/2026

Recomendadas

Incêndio atinge residência no Jardim Silvina, em São Bernardo
São BernardoCidades

Incêndio atinge residência no Jardim Silvina, em São Bernardo

19/07/2026
Atenção no trânsito: Obras do Viaduto Estaiado interditam faixa no Paço Municipal a partir desta segunda
São BernardoCidades

Atenção no trânsito: Obras do Viaduto Estaiado interditam faixa no Paço Municipal a partir desta segunda

19/07/2026
Monitoramento inteligente auxilia GCM de Mauá na prisão em flagrante por tentativa de furto em escola municipal
MauáCidades

Monitoramento inteligente auxilia GCM de Mauá na prisão em flagrante por tentativa de furto em escola municipal

19/07/2026
Operação na Chácara da Baronesa desarticula ponto de tráfico, prende dois e apreende 662 porções de tráfico
Santo AndréCidades

Operação na Chácara da Baronesa desarticula ponto de tráfico, prende dois e apreende 662 porções de tráfico

19/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?